×

Biografia de 10000 Maniacs

Os 10.000 Maniacs formaram-se em Jamestown, no estado de Nova Iorque, no início da década de 80. O alinhamento da banda repartia o talento vocal de Natalie Merchant, as guitarras de John Lombardo e Robert Buck, Steven Gustafson, no baixo, Dennis Drew, no teclado e Jerry Ausugstyniak, na bateria. A designação da banda veio de um filme de terror dos anos 60, intitulado "2.000 Maniacs". Alguns ensaios e concertos foram o suficiente para que o grupo começasse a ficar conhecido no meio universitário e, consequentemente, nas rádios e no meio da música alternativa. Os primeiros dois registos surgiram em 1982 e 83 com "Human Conflict Number Five" e "Secrets Of The I Ching", e passados dois anos concretizou-se a assinatura de um contrato com a editora Elektra.

O primeiro álbum gravado para a nova editora, "The Wishing Chair" de 1985, conquistou a admiração da crítica, embora não tenha tido resultados de vendas significativos. O percurso da banda parecia então estar na direcção mais correcta para a construção de um sucesso sólido. No final de uma longa digressão que se seguiu à edição do disco, John Lombardo deixou o agrupamento para formar um duo com o nome John and Mary. Após a saída de Lombardo, a editora providenciou os serviços do produtor Peter Asher. Os registos posteriores mostraram que a opção da Elektra não podia ter sido melhor. "In My Tribe", de 1987, chegou ao número 37 de vendas nos Estados Unidos e viu ainda dois singles ficarem entre os primeiros cem lugares no top americano: "What's The Matter Here" e "Like The Weather".

A banda de Jamestown fez ainda as primeiras partes da digressão dos R.E.M., antes da edição de um novo álbum, em 1989. "Blind Man's Zoo" logrou chegar ao 13º lugar nas tabelas americanas, enquanto o registo seguinte foi uma compilação onde surgiram alguns dos temas dos primeiros dois álbuns da banda antes de assinarem contrato com a Elektra. "Hope Chest" de 1990, não entrou, no entanto, nos primeiros 100 lugares das listas de vendas.

Foram necessários dois anos até à edição de mais um conjunto de originais. "Our Time In Eden", de 1992, contou desta feita com a produção de Paul Fox, que tinha no seu currículo a produção de nomes como os Sugarcubes ou Robyn Hitchcock. O álbum contou com a participação de Fred Wesley da banda de James Brown e ainda com Maceo Paker. O single "These Are The Days" foi o único a atingir um lugar considerável, quedando-se, apesar de tudo, pelo número 66 do top americano.
"MTV Unplugged", de 1993, acabou por ser o último álbum com a participação da voz de Natalie Merchant que, pouco depois deixou os Maniacs para seguir uma carreira a solo. Enquanto muitos previram desde logo o fim da banda, os restantes membros do alinhamento convidaram o duo John and Mary e decidiram continuar. "Love Among The Ruins", de 1997, foi o primeiro lançamento dos 10.000 Maniacs sem a participação de Natalie. Embora a nível de composição o disco não ficasse atrás dos anteriores, a falta da voz de Natalie foi claramente notada.

O ano de 99 marcou a edição de mais um álbum dos Maniacs, "The Earth Pressed Flat". Mary Remsey, a nova vocalista continuou a mostrar os seus talentos vocais, apesar de não igualar a presença insubstituível de Merchant.