×

Biografia de Agustín Lara

AGUSTÍN LARA (1896-1970) nasceu na Cidade do México, filho de um médico. Agustín Lara Aguirre del Pino era seu nome completo. Passou seus primeiros 6 anos na cidade de Tlacotalpan, após o que voltou a residir na capital mexicana.

Desde pequeno tocava piano de ouvido e improvisava. Seu pai era radicalmente contra sua vocação musical. Com 13 anos, foi tocar em local impróprio, ou seja, numa casa de mulheres. Seu pai quando soube, como castigo, tirou-o do Liceu Fournier e matriculou-o no Colégio Militar. Quando da revolução mexicana, teve participação destacada e, ao final dela, detinha o posto de capitão. Mas a crise era geral e precisava melhorar de vida. Daí resolveu dedicar-se à música como pianista de bailes, cafés e teatro, ao mesmo tempo em que escrevia músicas. Num concurso musical, ganhou o primeiro prêmio com Imposible, cujo sucesso chamou a atenção da RCA-Victor: foi o disco mais vendido do ano.

Em 1929, começa a colocar suas músicas com os maiores cantores do México. No rádio tocava piano e cantava com voz peculiar. De aparência débil e muito magro, sobretudo impressionava seu semblante melancólico e misterioso, que uma grande cicatriz na face só fazia aumentar, cicatriz resultante de um ferimento produzido, em 1927, por uma mulher de cabaré.

Seu sucesso aconteceu rapidamente. Participou de muitos filmes, Malgrado ser o antigalã, conquistava as mulheres. A lista de seus amores nunca parou de crescer. O mais célebre e tumultuado de todos foi o romance que manteve com María Félix, atriz famosa e belíssima, sua compatriota. Foi casado duas vezes.

Sem dúvida é o compositor mexicano de maior renome e um dos mais destacados de todo o mundo, qualquer que seja a nacionalidade. Foi presidente honorário e vitalício da sociedade de autores mexicanos. A razão dessa e de outras distinções que recebeu, tanto em vida como depois de falecido, pode ser encontrada na simples menção de algumas de suas 600 músicas: Granada, María Bonita, Solamente Una Vez, Farolito, Mujer, Pecadora, Madrid, Noche de Ronda, Oración Caribe, Acapulco, Lagrimas de Sangre, Volverás, Valência.