×

Biografia de Apóstolo Valdemiro Santiago

Valdemiro Santiago de Oliveira (Palma, 2 de novembro de 1963) é pastor evangélico, líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Durante quase 20 anos, era integrante da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Em 1997, desligou-se da Universal após problemas com a liderança, Alguns dias depois fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, que absorveu parte dos membros da IURD, e hoje conta com mais de 1400 templos espalhados pelo Brasil, sendo a sua maioria no Estado de São Paulo.
Valdemiro Santiago é natural de palmas, distrito de Leopoldina, Minas Gerais. Estudou até o quinto ano do ensino fundamental.

Em 1976 aos 16 anos Valdemiro Santiago se converteu ao protestantismo. Foi obreiro, pastor, bispo e membro da cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).


Em umas das pregrações conheceu Franciléia com quem se casou em seguida. Franciléia adotou Santiago no sobrenome de casada.

Durante o período em que foi bispoda IURD alcançou destaque entre os demais pastores daquela igreja, tendo sido considerado um dos potenciais sucessores de Edir Macedo.

Na Igreja Universal, atuou por 18 anos e se desligou em 1997, depois de um suposto desentendimento com o líder evangélico. Logo após fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, sendo que o pesquisador da área da sociologia da religião, Ricardo Mariano afirma que as crenças e práticas mágico-religiosas da Mundial são uma cópia da Universal. Sendo que, além de convidar parte da cúpula da IURD, atraiu também dezenas de pastores, prática que foi abandonada, quando membros da Mundial começaram a temer que houvesse pastores da IURD infiltrados entre os pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus.
No dia 21 de Maio de 1996, Valdemiro e mais alguns companheiros saíram de barco para pescar em alto mar. Quando já se encontravam cerca de três quilômetros da praia, perceberam que o barco estava mais pesado do que o normal. Quando estavam a 20 quilômetros da praia, a água entrava no porão e o barco começou a afundar. Valdemiro teria distribuído os três coletes salva-vidas entre os seus companheiros, disse para eles que ficassem na bóia do barco que ele nadaria em direção a praia a fim de conseguir ajuda. Dois de seus companheiros que decidiram segui-lo a nado desapareceram nas águas.
Valdemiro conta que nadou mais de quinze horas com câimbras, dores nos braços, nas pernas, olhos sangrando devido à salinidade do mar, em meio a enormes tubarões e baleias, que nadavam ao seu redor. Várias vezes gritou pelo seu Deus. Seu companheiro que ficara na bóia foi resgatado por um barco pesqueiro.
Valdemiro diz que Deus enviou anjos para salvá-lo. Ele afirma que ficou inconsciente por algum tempo e, ao acordar, estava sendo carregado por dois anjos, que no início acreditava serem dois homens. Perguntou-lhes em que língua falavam e eles responderam em qualquer língua que ele soubesse, inclusive, a língua portuguesa. Os anjos aconselharam-no a não falar, apenas descansar, pois estavam ali para ajudá-lo. Não existem fundamentos racionais para esse depoimento, sendo muitas vezes considerado ou como mentira, ou como delírios devido às situações anecúmenas do náufrago.
Em agosto de 2008, a igreja e o Santiago ganham notoriedade pela imprensa televisiva após fazerem a parceria com o Grupo Bandeirantes, para pregarem na Rede 21 por 22 horas e outras 2 horas produzidas pela rede. Em menos de dois anos, a imagem da igreja e do próprio fundador da igreja passa ser exibidas por outras redes de rádios e TVs brasileiras, além da Rede 21.
Prisão

Em 2003, Valdemiro foi preso durante uma blitz em Sorocaba. Ele estava levando consigo uma espingarda, duas carabinas e também 400 caixas de munição. Mais armas e munição foram apreendidas em sua casa. Valdemiro alegou que as armas são de caça e estavam sendo levadas para um amigo.