×

Biografia de Brian McFadden

Brian Nicolas McFadden (12 de abril de 1980) é um cantor e compositor irlandês, que ficou famoso ao ser membro da banda Irlandesa Westlife.

Em 2004 Brian McFadden saiu da banda para tentar carreira solo.

Brian era casado com a Karry Katona e agora está noivo da Australiana Delta Goodrem.

"Irish Son" é o primeiro album solo do cantor e compositor irlandês Brian McFadden, lançado pela Sony BMG 8 meses após sua saída do grupo Westlife.

Nesse album, Brian nos revela seu estilo pessoal, basicamente pop, menos romântico e mais energético, uma experiência bastante diferente a que estava acostumado.

"Irish Son" estreou em #6 nos charts da Irlanda e em #24 no Reino Unido, posições pouco convencionais em sua carreira, tomando como base seu desempenho enquanto era membro do Westlife.

Para criar o primeiro album, Brian trabalhou ao lado de nomes como Paul Barry, Guy Chambers e o produtor Mark Taylor. Foram lançados 4 singles desse album: "Real To Me", "Irish Son", "Almost Here" (com participação da cantora australiana Delta Goodrem) e "Demons".

Todos se mantiveram no top 10 nos charts do Reino Unido, exceto "Demons", que resultou em fracasso por ter sido lançado em um momento de intensa exposição de sua vida pessoal, resultando em sua saída da gravadora anos mais tarde.

O single "Irish Son" foi causa de séria controvérsia na Irlanda ao mostrar uma escola dos Christian Brothers em seu video, enquanto a letra da música afirma que Brian foi fisicamente maltratado nessa escola.

Nessa música, Brian faz uma severa crítica à Igreja Católica no que diz respeito à sua conduta dentro da sociedade irlandesa no passado.

Ouvir o album "Irish Son" deve ser encarado como uma experiência totalmente nova. Seu estilo pode não agradar grande parte dos fãs que acompanham Brian desde sua época no Westlife, entretanto, pode-se notar seu excelente desempenho vocal ao mesmo tempo em que se deixa contagiar pela alegria que sempre o acompanhou.

Além dos singles, as faixas que merecem destaque são: "Lose Lose Situation", "Walking Disaster" e a balada "Sorry Love Daddy", dedicada a Molly e Lilly-Sue McFadden, filhas de Brian, a respeito de sua separação de Kerry Katona.