×

Biografia de Cachorro Grande

Cachorro Grande é uma banda brasileira de rock formada em 1999 na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Beto Bruno era dos Malvados Azuis, bem como o ex-baixista Jerônimo "Bocudo" Lima, que hoje toca nos Locomotores, junto com o ex-TNT Márcio Petracco.

Rodolfo Krieger já foi vocalista dos Gabardines; guitarrista e vocalista da banda Os Efervescentes, antes de substituir Jerônimo "Bocudo" Lima. Marcelo Gross, por muito tempo, tocou bateria na banda de Júpiter Maçã e também tocou bateria na banda Os Hipnóticos.

Seu primeiro disco, Cachorro Grande de 2002, foi pouco divulgado. Lançado em uma gravadora pequena, não alcançou grande público, porém a banda não desistiu, tocando em diversos festivais de bandas independentes, e conquistando cada vez mais fãs durante as viagens. As faixas mais conhecidas do primeiro CD são "Lunático", "Sexperienced" e "Debaixo do Chapéu".

Em 2004 é lançado o segundo álbum, As Próximas Horas Serão Muito Boas. Rejeitado anteriormente por outra gravadora sob pretexto de ser "não comercial", o projeto só foi em frente graças ao músico Lobão, que lançou o CD em sua revista Outracoisa. A consequência foi uma maior distribuição, garantindo à banda maior visibilidade. O crescente sucesso a partir das músicas "Hey Amigo" e "Que Loucura" despertou o interesse da gravadora Deckdisc, que assinou com o Cachorro Grande.

Pista Livre, de 2005, produzido por Rafael Ramos e masterizado no lendário estúdio Abbey Road, em Londres (o mesmo utilizado pelos Beatles), foi o que mais alcançou repercussão entre o público. Com maior refinamento técnico, o CD tem como músicas de destaque "Você não sabe o que perdeu" e "Sinceramente", que receberam bastante destaque nas emissoras de rádio do Brasil.

A banda permaneceu com sua formação original por cinco anos, até a saída do baixista Jerônimo Lima, o "Bocudo" em 2005 , logo após a gravação do Acústico MTV Bandas Gaúchas. Bocudo formou com outros músicos a banda Locomotores, e em seu lugar entrou Rodolfo Krieger, que até então era vocalista e guitarrista da banda Os Efervescentes.

Em maio de 2007, a banda lança o quarto álbum de estúdio, Todos os Tempos, com produção de Rafael Ramos. São doze canções, e o primeiro single foi "Você me Faz Continuar", com inspirações da banda escocesa Primal Scream, e Rolling Stones. O segundo foi "Roda-Gigante", que segundo Beto Bruno, "Foi para fazer esse tipo de som que eu quis ser músico". Todos Os Tempos conta com a particularidade de ter músicas compostas também pelo baterista Gabriel Azambuja, o tecladista Pedro Pelotas e o baixista Rodolfo Krieger.

Uma nota publicada no jornal gaúcho Zero Hora revelou o próximo passo do grupo: gravar em São Paulo o seu primeiro registro ao vivo, que deve ser lançado em CD e DVD. O show, que ainda não teve data e local divulgados, teria um repertório baseado nos sucessos de todos os trabalhos do grupo.

Em 2009, com os 10 anos de Cachorro Grande, a banda pretende realizar um documentário sobre sua trajetória.


Integrantes:
Beto Bruno - vocal
Marcelo Gross- guitarra, vocal de apoio
Gabriel Azambuja - bateria
Pedro Pelotas - piano, teclado, vocal de apoio
Rodolfo Krieger - baixo, vocal de apoio

Ex-integrantes
Jerônimo "Bocudo" Lima - baixo