Imagem de Fundo
página inicialcCanário e Passarinho

Biografia de Canário e Passarinho

A dupla sertaneja Canário e Passarinho era formada pelos irmãos Antônio Bérgamo, o Canário (Altinópolis SP/1934) e Pedro Bérgamo, o Passarinho (Altinópolis SP/1936). Trabalharam inicialmente na lavoura, cantando em festas na escola.

Em 1959, com o nome de Canário e Canarinho, participaram das eliminatórias do segundo torneio Roda de Violeiros, na Rádio Clube de Orlândia SP, obtendo sucesso.

Viajaram depois para São Paulo - onde Canarinho adotou o nome de Passarinho, começando a trabalhar como faxineiros de hotel, participando em seguida do programa Alvorada Cabocla, de Nhô Zé, na Rádio Nacional.

Em 1961, a dupla foi aprovada num teste da Chantecler, gravando seu primeiro disco, Adeus (Aparecido Ferreira e Canário) e Romaria trágica (Anacleto Rosas Júnior).

Dois anos depois, a dupla gravou seu primeiro LP na Continental, destacando-se Gaiola de ouro (da dupla) e Eu, ela e o garçom (José Ferreira e Canário).

Em 1967, o LP Cantando para o Brasil (Chantecler) trouxe Folclore brasileiro, Filho de Maria e Vida de artista, entre outras. No ano seguinte, o LP Caneta de ouro (Chantecler), incluiu Mulher do Juca e Dois italianos.

O LP de 1970 foi Canário e Passarinho, prá frente (Chantecler), com Herói vencido e Vá embora tristeza. Em 1981 veio o LP Arapuca (Chantecler), com Moreninha do Paraná e Não amo ninguém.

Já gravaram 8 discos 78 rpm, 9 compatos duplos, 39 LPs e 2 CDs de relançamentos, além de participações em LPs e CDs mistos. Por um período, gravavam seus programas, em estúdio próprio e enviavam para rádios de diferentes pontos do País.

A dupla, que se consolidou como um dos grandes nomes da música sertaneja "de raiz", se mantém, mas apenas para eventos especiais.

 Corrigir Biografia

Canário e Passarinho Letras

Quem ouviu este artista

de Elizabeth Você sabia?

Em 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do Segundo Torneio "Roda de Violeiros", que se realizou na Rádio Clube de Orlândia/SP e, com o sucesso alcançado, decidiram seguir para a capital Paulista onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros.

ver outras curiosidadesenvie uma

Biografia

Canário e Passarinho A dupla sertaneja Canário e Passarinho era formada pelos irmãos Antônio Bérgamo, o Canário (Altinópolis SP/1934) e Pedro Bérgamo, o Passarinho (Altinópolis SP/1936). Trabalharam inicialmente na lavoura, cantando em festas na escola. Em 1959, com o...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Canário e Passarinho e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

ro1000doro1000do se cadastrou no site

nanda15nanda15 se cadastrou no site

kikiu_1kikiu_1 entrou no fã-clube de Pablo E Grupo Arrocha

kikiu_1kikiu_1 se cadastrou no site

lourivalpaslourivalpas se cadastrou no site

petrikypetriky se cadastrou no site

tianastianas se cadastrou no site

McLudmillaMcLudmilla enviou um recado para McLudmilla

McLudmillaMcLudmilla se cadastrou no site

enjoadoenjoado se cadastrou no site

miqueiasmikmikmiqueiasmikmik se cadastrou no site

lainnilainni se cadastrou no site

SpillSpill enviou um recado para Letras

SpillSpill se cadastrou no site

Diego_SilvaDiego_Silva se cadastrou no site

jorgeececiliajorgeececilia se cadastrou no site

LuizasmotaLuizasmota se cadastrou no site

Ribas13Ribas13 enviou um recado para o fã-clube de Emicida

Ribas13Ribas13 entrou no fã-clube de Emicida

Ribas13Ribas13 se cadastrou no site

cadastre-se