Imagem de Fundo
página inicialcCelso Adolfo

Biografia de Celso Adolfo

Celso Adolfo é um compositor, violonista e cantor afinadíssimo. Ex-funcionário do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem naquele Estado, este mineiro de de São Domingos do Prata, lançou em 1983 o seu primeiro disco, “Coração Brasileiro”, produzido por Milton Nascimento.

Em 1983, pela Barclay, gavou o elepê produzido pelo "padrinho" Milton Nascimento, com participações especialíssimas como de Renato Andrade (viola caipira), Juarez Moreira (violonista/guitarrista, que mereceu o "Free Jazz" na Rede Machete, domingo passado), Tulio Mourão (teclados), Nenem (percussão), entre outros.

"Coração Brasileiro" (que chegou a ser canção-tema de um dos discos de Elba Ramalho) era uma das faixas mais bonitas daquele álbum, que mesmo com todo carinho que foi recebido não foi o suficiente para dar a Celso Adolfo a promoção merecida.

Quatro anos depois, retornaria numa produção independente ("Feliz", Diplomata Discos), no qual, novamente, mostrava toda sua ternura e sensibilidade com canções como "Nós Dois", "Aldebaran", "Água", "Chuva", "Passarim", "Depois do Amor" (esta uma parceria com Juarez Moreira) e a faixa-título.

Em 1967 fez os seus primeiros estudos de música com o professor Tacinho na sua terra natal e, tocando guitarra e cantando ali fundou a banda de baile Os Confusos.

Mudou-se para Belo Horizonte em 1969 para prosseguir nos estudos secundários.

Fez o curso de Estradas na Escola Técnica Federal de Minas Gerais (hoje CEFET), em que foi presidente e cantor do Coral da instituição.

Na capital mineira, no princípio dos anos 70, fundou conjuntos de baile.

Profissionalizou-se em 1983 e desde então se apresenta interpretando as suas composições.

Em 1990, Celso Adolfo voltou ao caminho independente, mas então sendo um pioneiro.

Assim como o tecladista Antônio Adolfo (outro que também hoje vive mais tempo nos EUA do que no Brasil) havia, em 1977, com seu "Feito em Casa", viabilizado a produção independente, o mineiro Celso Adolfo foi mais longe: fez de "Anjo Torto" o primeiro CD alternativo.

Gravado com apoio cultural da Brasilaço, com registros feitos no Bemol (o mais importante estúdio de Minas Gerais), tendo inclusive a colaboração de um músico de raízes curitibanas (André Dequech) na elaboração técnica, com este CD, Celso Adolfo mostrou uma nova safra de composições - apenas uma em parceria ("Batom Passado", com Yuri Popoff) e confirmando sua versatilidade.

Suave e romântico em suas letras, com um certo toque buarqueano algumas vezes, Celso também acorajou-se a tentar o mercado americano.

Celso reeditou, por sua conta, em CD, os discos anteriores - "Coração Brasileiro" e "Feliz", dispondo agora de uma tríplice obra para auxiliá-lo em sua caminhada internacional.

É importante ouvir Celso Adolfo, que executando violão e fazendo os vocais, buscou acompanhamentos harmoniosos - e também encontrou em Vanessa Falabella uma voz para contracanto que enriquece muitas faixas deste "Anjo Torto", que torma forma a cada canção, como: "A Estrada do Barro Branco", "Nóis Dois", "Três Poderes", "Rio Lava-pés" e outras jóias incluídas em "Anjo Torto".

PRIMEIRO DISCO - PRODUZIDO POR MILTON NASCIMENTO
Em 1983 lança o seu primeiro disco, “CORAÇÃO BRASILEIRO”, produzido por Milton Nascimento. Em 1982 Milton grava "Coração Brasileiro" no seu disco ANIMA. No mesmo ano Elba Ramalho fez do mesmo “Coração Brasileiro” o seu disco e espetáculo. No ano seguinte grava nova composição de Celso Adolfo, “Azedo e Mascavo”, com arranjo do autor e de César Camargo Mariano com produção de Mazolla, no Rio.

TEATRO DE BONECOS
Em 1992, em parceria com Álvaro Apocalypse, compõe a trilha e passa a integrar as apresentações da peça Tiradentes, uma história de títeres e marionetes, escrita e dirigida por Álvaro Apocalypse e montada pelo Grupo Giramundo - Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte.

1997 / ABRIL – PRÊMIO NOS ESTADOS UNIDOS
Ao lado de artistas como Jorge Benjor, Martinho da Vila, Leo Gandelman, João Bosco e Grupo Roupa Nova, Celso Adolfo recebeu o Canta Brazil Award em New York, idealizado pela produtora de rádio Liggia Canjani, numa noite de gala no Manhattan Center onde cada artista fez o seu show para uma platéia que lotou os 1500 lugares da casa.

RELANÇAMENTOS –1998
Recuperação de matrizes originais dos LPs Coração Brasileiro (1983) e Brasil, nome de vegetal (1995).

Ao final de uma semana, esses alunos fizeram uma apresentação com as composições de Celso Adolfo, que foi gravada e está nos arquivos da RMS (Rythmic Music Conservatory). Em seguida viaja com o baixista Jorge Helder e o baterista Ronaldo Silva para o interior do paiz para uma série de apresentações.

 Corrigir Biografia

Celso Adolfo Letras

Quem ouviu este artista

Você sabia?

Celso Adolfo ainda não tem nenhuma curiosidade cadastrada. Envie uma curiosidade sobre Celso Adolfo agora.

Biografia

Celso Adolfo Celso Adolfo é um compositor, violonista e cantor afinadíssimo. Ex-funcionário do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem naquele Estado, este mineiro de de São Domingos do Prata, lançou em 1983 o seu primeiro disco, “Coração Brasileiro”, produz...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Celso Adolfo e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

Tiagosantos10Tiagosantos10 se cadastrou no site

wgmlwgml se cadastrou no site

gabyzinha2014gabyzinha2014 se cadastrou no site

PikenaatrevidaPikenaatrevida se cadastrou no site

FabinhophdFabinhophd se cadastrou no site

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para Letras

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para Letras

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para dalmodenise

biia2708biia2708 se cadastrou no site

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para dalmodenise

araujodiasaraujodias se cadastrou no site

dalmodenisedalmodenise se cadastrou no site

isabellinnhaisabellinnha enviou um recado para graziiluanete

jaminhamoreiraajaminhamoreiraa se cadastrou no site

teixeirafabioteixeirafabio se cadastrou no site

domvieiradomvieira se cadastrou no site

Guimaraes_PrimaGuimaraes_Prima se cadastrou no site

NILSON12NILSON12 tem uma nova foto na galeria.

NILSON12NILSON12 se cadastrou no site

LuizColoridoLuizColorido se cadastrou no site

cadastre-se