×

Biografia de Chico Saratt

Francisco Carlos Trindade Saratt, conhecido como Chico Saratt é cantor, compositor , instrumentista, produtor cultural cadastrado na Lic em 11/02/2005, acadêmico do curso de Direito da Uniritter – POA, natural de São Borja, radicado em Porto Alegre desde 1984.

Começou a carreira de músico ao lado do cantor e compositor Mário Bárbara nos festivais estudantis e nativistas do RS, tendo vencido a maioria, entre eles destaque para a conquista da Calhandra de Ouro na Califórnia da canção de 1998. Participante ativo no meio artístico cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, onde atuou até trocar sua residência para Espanha (Madrid) em 1989, em 1990 e 1991 permaneceu na Europa vivendo em Montreux e difundindo nossa música regional e brasileira no velho mundo.

Fazendo parte por dois anos seguidos do júri outsider do festival de Montreux por dois anos, que triava bandas e grupos para participarem das programações paralelas daquele festival. Em 1997 retorna à Europa onde grava o CD “do Sul do Brasil” pela gravadora Movieplay, CD lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal.]

Em 1998 é o vencedor da melhor canção do ano escolhida pelo governo do estado do RS coroado com o prêmio Troféu Vitória do estado do Rio Grande do Sul. Em 2002 assumiu a produção do projeto Mateadas na TV Assembléia da Assembléia legislativa do Rio Grande do sul.

Em 2003 assumiu a direção do estúdio público do Estado “estúdio Cezar Escoto” localizado na Fundação Instituto Gaucho de Tradição e Folclore do RS. Em 2004 é o diretor de eventos culturais da ALERGS. Em 2005 assumiu a direção do Auditório Araújo Vianna da Prefeitura municipal de Porto Alegre,

Em 2006 é um dos idealizadores e o coordenador artístico do 1º Festival de Inverno de Porto Alegre sendo também o coordenador artístico do festival. Ainda em 2006 produziu o CD Hino de Porto Alegre numa parceria da Procempa e da SMC.

Em 2007 assumiu a direção do Teatro de Câmara Túlio Piva de Porto Alegre. Em novembro de 2007 foi condecorado pela Câmara municipal de Porto Alegre o prêmio “Lupcinio Rodrigues de música” depois de excursionar ao lado de Renato Borghetti pela Europa em duas turnês incluindo os países do leste europeu (Polônia, República Tcheca e Ucrânia)

Em 2008 excursionou pelo país na turnê do grupo os Angueras, “festival da barranca um comício de espíritos,” ao lado do virtuoso instrumentista Yamandú Costa e de Renato Borghetti. Foi membro da CAS do premiado FUMPROARTE da secretaria da cultura de Porto Alegre nos anos de 2006, 2007, 2008, e 2009, tendo sido relator de mais de 50 projetos daquele fundo.

Um dos integrantes do grupo de formação e criação da lei de incentivo municipal da cultura de porto Alegre
Atualmente faz parte de uma das formações da banda do acordeonista Renato Borghetti sendo o cantor da banda.

Autor e coordenador do projeto ponto de Cultura Estúdio público de gravação Araujo Vianna, convênio entre Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, projeto este que tem por objetivo proporcionar gravações de CD’s e DVD’s de artistas das comunidades carentes.

Integrante do grupo redador do ante-projeto de lei de incentivo a cultura de Porto Alegre que Dispõe sobre incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, no âmbito do Município de Porto Alegre ao lado de Marley Danckwardt (SATED-RS), Pedro Figueiredo e Moyses Lopes (Forum Permanente de Música do RS), Daniel Bender Ludwig, Laura Lautert e Cícero Aragon (FUNDACINE), Paulo Antônio da Costa (Federação Gaúcha de Capoeira), e Álvaro Santi (SMC).

Pelo SESC ao lado do escritor Sergio Napp desenvolveu a palestra intitulada “O SOM DO SUL”,(em anexo) uma espécie de Workshop, com a história da música do Rio Grande do Sul narrada por Sergio Napp e ilustrada musicalmente por Chico Saratt. Já apresentada para dezenas de cidades em suas feiras do livro. Dentre elas, Bento Gonçalves, Bagé, Torres, Veranópolis, Rio Grande, Rio Pardo, Pelotas entre outras.