×

Biografia de Daft Punk

Daft Punk é uma dupla francesa de música eletrônica composta pelos músicos Guy-Manuel de Homem-Christo (nascido em 8 de Fevereiro de 1974) e Thomas Bangalter (nascido em 3 de Janeiro de 1975). A dupla é considerada uma das mais bem sucedidas da música eletrônica de todos os tempos, tanto nas vendas e nas críticas dos álbuns. Após a Daft Punk ter alcançado popularidade significativamente no final dos anos 1990 na França, outros artistas como Air, Cassius e Dimitri from Paris passaram a receber significativa atenção.

O nome "Daft Punk" foi inspirado em um artigo depreciativo, publicado na revista britânica Melody Maker. A revista classificara o primeiro trabalho do duo, gravado em 1992 no estúdio Duophonic, pertencente ao grupo Stereolab - na época, a dupla se chamava 'Darlin' e fazia um rock ao estilo Beach Boys - como "um bando de punks bobos" (em inglês, "a bunch of daft punk").

A gravação de estréia da Daft Punk com esse nome foi "The New Wave", lançado pela gravadora Soma em 1994. Este foi seguido pelo seu primeiro sucesso comercial, o single "Da Funk" (1995). O primeiro álbum de estúdio da dupla, Homework (de 1997) foi considerado uma síntese inovadora de techno, house music, acid house e electro, e também um dos mais influentes álbuns de e-music da década de 1990.

Em resultado da explosão de um sampler no homestudio, datada 9 de setembro de 1999, eles deixaram de existir, e se tornaram robôs. "Ninguém sabe realmente o que aconteceu", diz Bangalter. "Acho que houve uma grande explosão e a próxima coisa que percebemos é que viramos robôs. Acho que foi uma coisa legal, pois nos permite fazer uma coisa que gostamos muito: atuar de forma anticonvencional. Não precisamos mostrar nossos rostos para serem estampados em uma capa de revista ou para vendermos um monte de discos". Os trajes robóticos são usados até hoje em apresentações, assim evitando revelar sua verdadeira identidade.

O álbum de estúdio Discovery, de 2001, é mais comercial, e desapontou alguns dos fãs do Homework. No entanto, vendeu muito bem, e a faixa "One More Time" (lançada em 2000 e incluída no Discovery) chegou a ser a 2ª nas paradas do Reino Unido. Alguns disseram que Discovery devia, na verdade, ser entendido como um trabalho mais disco, devido ao seu foco em house music ("One More Time" é o maior exemplo disso). A maioria dos fãs atuais da Daft Punk conhece o grupo a partir desse trabalho no álbum Discovery, onde foi feito um acordo com o desenhista japonês Leiji Matsumoto (o mesmo do anime Patrulha Estelar) para criar a grande profusão de imagens e aventuras que iriam mostrar realmente o que hit é, em forma de video clipe. Dessa associação entre o Daft Punk e Leiji Matsumoto surgiu o longa-metragem Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, lançado em 2003, contendo todos os tão esperados clipes que continuam a história iniciada em "One More Time".

Quatro anos após seu último trabalho, em 2005, a dupla lançou o álbum de estúdio Human After All, de onde surgiu o hit Technologic, trilha de propagandas da Apple e da Motorola.

Dirigido por Homem-Christo e Bangalter, o filme Daft Punk's Electroma, estreou no Cannes em Maio de 2006. Conta a história, sem nenhum diálogo e apenas com músicas, de dois robôs com o mesmo visual da dupla fazendo de tudo para se tornar humanos.

A Daft Punk já esteve em turnê pelo mundo, tocando seus maiores sucessos em uma super produção cheia de efeitos de iluminação. O espetáculo passou em 2006, em Portugal no Festival do Sudoeste e pelo Brasil, no Tim Festival, onde se apresentaram no Rio de Janeiro e em São Paulo respectivamente. O álbum ao vivo Alive 2007, é o registro do show realizado em Paris, em Junho de 2007, a primeira apresentação da dupla em sua cidade natal após dez anos.