×

Biografia de Dominguinhos do Estácio

Domingos da Costa Ferreira nascido no Rio de Janeiro, em 4 de agosto de 1941, mais conhecido como Dominguinhos do Estácio, compositor e um importante intérprete de samba-enredo carioca. Nascido e criado no morro de São Carlos, Dominguinhos começou, como ritmista, na bateria do Bafo De Onça e fez parte do antigo conjunto Exporta Samba.

Dominguinhos do Estácio começou sua trajetória no carnaval na então Unidos de São Carlos, no final dos anos 60, quando era compositor e cantor. Em 1978, foi intérprete oficial do Acadêmicos de Santa Cruz, em 1979 foi convidado para ser a voz oficial da Imperatriz Leopoldinense, sendo de sua autoria (juntamente com Darcy do Nascimento) o samba que levou a agremiação de Ramos ao seu primeiro título no hoje denominado Grupo Especial, em 1980. No ano seguinte, participou de mais uma conquista da Escola. Após 1983 retornou à Unidos de São Carlos, quando esta mudou de nome para GRES Estácio de Sá, permanecendo por lá até 1988, quando retornou à Imperatriz Leopoldinense.

Em 1989, participou de mais uma conquista da Imperatriz, cantando o célebre samba Liberdade, Liberdade, Abra as Asas Sobre Nós. Em 1990, foi a voz oficial da escola Acadêmicos do Grande Rio, ajudando-a a ser promovida pela primeira vez ao Grupo Especial. Depois retornou ao berço do samba, ajudando a conquistar seu único título na elite do samba, em 1992.

No carnaval de 1997, foi convidado a ser a voz oficial da Unidos do Viradouro, onde na estreia foi o intérprete e um dos compositores do samba-enredo Trevas! Luz! A Explosão do Universo, que deu à Escola niteroiense o seu primeiro e único título do Grupo Especial até hoje. Na Viradouro, Dominguinhos esteve por 11 anos. E em 2009, foi intérprete oficial da Inocentes de Belford Roxo

No carnaval de 2010 voltou como interprete oficial da Imperatriz Leopoldinense, com o lindo enredo "O Brasil de todos os Deuses" cantou e encantou em conjunto com a bateria que fez lindas paradinhas que ficaram ainda melhor pelo fato do dominguinhos sacudir toda Sapucaí nesses momentos .

Campeoníssimo de vários carnavais, entretanto, nunca chegou a explodir em sua trajetória solo, quase sempre ofuscado pelo excessivo brilho das Avenidas. Fora do carnaval, Dominguinhos do Estácio já lançou quatro discos e participou de um grupo denominado Puxadores de Samba , que era composto pelo saudoso Jackson Martins, Preto Jóia, Serginho do Porto e Wantuir