×

Biografia de Engelbert Humperdinck

Há mais de quatro décadas, o público americano/inglês tomou conhecimento de um cantor com o inusitado nome de Engelbert Humperdinck. Nascido Arnold George Dorsey, em Madras, na Índia, filho de um engenheiro, trabalhando como coronel da guarda britânica, o menino mais novo em uma família de dez filhos, mudou-se para Inglaterra com a idade de 10 anos.

Quando crescesse, ele queria ser um líder de banda. Mas, no início dos anos cinquenta, as coisas iam numa direção diferente, aos 17, cantou em público pela primeira vez. Decidiu então usar o codinome Gerry Dorsey, tornando-se bastante popular com seu trabalho, em muitas cidades do Reino Unido, até que o seu progresso foi interrompido por uma limitação no serviço militar.

Voltou a estudar engenharia e seguiu caminho por onde ele havia deixado, mas uma disputa com a doença contagiosa, a TUBERCULOSE, levou-o para fora do script novamente e ganhou a oportunidade de terminar seu curso de engenharia!

Quando ele estava finalmente pronto para voltar e novamente iniciar a sua carreira, por sugestão do seu gerente, ele decidiu que seria uma boa idéia ressurgir com uma nova imagem mudando seu nome artístico para Engelbert Humperdinck.

Fora apelidado o "Rei do romance," com múltiplos Grammy, e com voz ultra-suave, sonora e timbre que alcança até hoje três oitavas e meia, já vendera séries de discos, mais de 150 milhões de registros em todo o mundo, incluindo 64 de ouro e platina, 30 álbuns.

Com plenitude, em 2007 marcou quatro décadas desde que entrara como o primeiro inglês pop ao topo dos ‘hits parade’ do mundo, com o seu "Please Release Me (And Let Me Love Again)". A canção foi a # 1 em onze países e foi tão grande no Reino Unido, que conseguiu ultrapassar The Beatles' em duas faces hit "Penny Lane / Strawberry Fields Forever" e chegar mais uma vez ao topo das paradas.

Na década de 70 trouxe hits como "After the Loving”, "Winter World Of Love", "Am I that easy to forget", "The Last Waltz", "There Goes My Everything", "Les Bicyclettes De Belsize" e "A Man without love." Já tem quase 80 álbuns gravados, incluindo muitos multi-línguas.

Este cantor extraordinário, cuja música é imediatamente reconhecível, tem resistido ao teste do tempo com a sua bela voz e sensível interpretação de letras. Mas ele nunca limitou-se a apenas um gênero, gravou tudo, desde temas de filmes, discoteca, rock e até mesmo evangélico.

Também é extremamente orgulhoso pelo fato de ter sido capaz de usar sua fama para ajudar a angariar fundos para caridade de inúmeras causas. Engelbert também apresentou-se para Sua Majestade a Rainha, vários presidentes e vários chefes de estado. Em 1978 ele recebeu um "Georgie Award" da Liga Americana de Variedades Artistas reconhecendo-o como "Entertainer of the Year."

Outros "Georgies", de fãs ao longo dos anos, incluem Barbra Streisand, Johnny Carson e Barry Manilow. Em 1989 ele ingressou na elite do mundo do cinema, televisão e música quando ele foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama.

Engelbert continuou a cantar ao vivo em palcos do mundo, e assim tem mantido com sucesso a sua carreira. Ao contrário de seus rivais naturais, Tom Jones, Barry Manilow e outros que não se adaptaram a novos estilos para insuflarem suas metas.