×

Biografia de Farscape

Farscape (BRA) - Thrash Metal

No final do ano de 1998, Victor WhipStriker (baixo), Leo WitchCaptor (guitarra/vocal) e Pedro Skulkrusher (bateria) se juntam para formar uma banda com intuito de tocar covers de bandas como Venom, Motorhead, Tank, Misfits, Diamond Head, Kreator e outras.

Em março de 1999, Victor Poisonhell (guitarra) se junta a banda para deixa-la com a formação atual. A banda, ainda sem nome, continuou tocando somente covers até começar o ano de 2000. Foi neste período que o nome Farscape foi escolhido e as composições próprias começaram a surgir. As influências nesta época já eram claras: Kreator, Sacrifice, Dark Angel, Possessed, Exumer, Slayer, Whiplash, Destruction e outras grandes bandas de Thrash e Heavy Metal que fizeram história no cenário metálico.

Já com algumas composições prontas, em Janeiro de 2001 a Farscape entra em estúdio pela primeira vez para gravar sua demo de estréia. Esta foi intitulada “Doctrine Sickness”, material que rendeu bons frutos algum tempo depois, pois foi com essa demo que a banda conseguiu entrar no cenário underground brasileiro com as primeiras 100 cópias independentes e no cenário mundial com as 500 cópias lançadas em tape pela gravadora alemã Death Strike Recs. Doctrine Sickness também foi lançada em mais outras 2 versões independentes, chegando a atingir um número de 2000 cópias vendidas.

Durante essa divulgação, algumas gravadoras se interessaram em lançar o debut álbum da Farscape. A banda escolheu a gravadora carioca Dark Sun Recs e começou a gravar seu álbum na segunda metade do ano de 2002. “Demon´s Massacre” foi lançado em versões de cd e LP pela Dark Sun Recs e ainda em versão tape pela gravadora tailandesa Witchhammer Recs.
Neste meio tempo, a banda fez vários shows importantes tais como o Old Metal Attack, ao lado de bandas como Vulcano e Chackal, e o Slaughter Festival, que reuniu bandas de Thrash de todo o país no Rio de Janeiro.

Começa o ano de 2005 e a banda entra em estúdio para gravar mais 3 sons para novos lançamentos em LP, novamente pela alemã Death Strike Recs. O material saiu em formato de Split-LP com as bandas Victimizer, Betrayed e Eternal Pain.

O ano de 2006 inicia-se e a banda assina contrato para o lançamento do segundo álbum, “Killers On The Loose”. A gravadora responsável pelo lançamento foi a Unsilent Recs de SP. Apesar de algumas influências do NWOBHM já terem se manifestado no material anterior, é neste segundo álbum que a banda têm a oportunidade de gravar músicas neste estilo mais tradicional do Heavy Metal. Thrash Until You Drop e Wild Rocker são os maiores exemplos destas influências.

No ano de 2007, dois materiais são lançados: “For Those Who Love To Kill” e “The Horror Can´t Stop”. O primeiro foi realizado pela Kuravilu Recs do Chile e trata-se de um EP com três músicas novas e um cover do Exploited, além de ter como bônus o EP Thrash Until You Drop de 2005 e a Demo Doctrine Sickness de 2001; o segundo, lançado pela Iron Bonehead da Alemanha, trata-se de um Split em formato 7´´EP com o Sodomizer.

Nos três primeiros meses de 2008, comemorando 10 anos de banda, a Farscape pegou a estrada em sua primeira Tour Nacional, passando por 14 estados brasileiros. Os shows foram extremamente gratificantes. Outros shows importantes neste ano, como a abertura para o Sodom e Rotting Christ, ambos em Belo Horizonte, renderam bons frutos a banda.

Atualmente a banda se encontra fazendo shows e ensaiando para a gravação do terceiro álbum, que sairá em 2009. O título será “Fallen Household”. A decadência do Lar será o tema deste material. As letras serão inspiradas na obra do grande teatrólogo e escritor brasileiro, Nelson Rodrigues.

DISCOGRAFIA:

- Demo Doctrine Sickness (2001): lançada pela Death Strike Recs. da Alemanha em tape e independente pela própria banda

- Demon´s Massacre (2003): lançado em CD e LP pela Dark Sun Recs do Brasil e em tape pela Witchhammer Recs da Tailândia.

- Thrash Until You Drop (EP 2005) – lançado pela DeathStrike Recs da Alemanha.

- Killers on the Loose (2006): lançado em CD pela Unsilent Recs do Brasil.

- The Horror can´t Stop ( EP 2007): lançado pela Ironbone Head da Alemanha.

- For Those Who Love to Kill (2007): lançado pela Kuravilu Recs do Chile em CD e pela No Colours Recs da Alemanha em CD, LP e Digipack