×

Biografia de Funky

Luis Marrero, melhor conhecido como "Funky", é hoje identificado como um dos principais cantores do reggaetón cristão, com quatro álbuns e múltiplos projetos como produtor.

Nascido em San Juan, Porto Rico em 23 de janeiro de 1974, Funky sempre foi um menino inquieto e apaixonado pela música. Sendo muito pequeno, experimentou a desintegração de sua familia, ao seus pais se separarem.

Quando tinha 4 anos de idade sua mãe, Miriam Cosme conheceu Carlos Rios, o qual hoje Funky considera seu pai.

Sua inquietação o levou a entrar no meio artístico aos quinze anos, sendo influenciado grandemente por Vico C, com quem mais adiante teria a oportunidade de colaborar musicalmente. Com somente dezesseis anos de idade ja era esposo e pai, o que o levou a fazer todo tipo de esforços e sacrificios para levar adiante sua vida familiar.

Foi em 1997 que conheceu Vico C, com quem estabeleceu amizade e negocios. Juntos, trabalharam em um dos discos de mais sucesso por esse tempo de famoso cantor, foi um período profissionalmente muito importante na vida de Funky. Em 1998, com varias crises matrimoniais e em pé de perder sua esposa e familia, Funky teve um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Derivado de sua experiencia com Jesus surgiu seu primeiro trabalho como cantor e produtor, (Funkytown), que foi um sucesso no meio cristão. Os meios de comunicação no seu país de origen, Puerto Rico, assim como tambem a nivel internacional deram um grande foco, convertendo-se imediatamente em um dos cantores favoritos entre a juventude. Com menos de um ano no ambiente da música cristã, Funky recebe a nomeação ao Grammy Latino em 2003.

Especie en peligro, album produzido em 2002, consolidou a posição de Funky como influencia musical a juventude cristã. Com este disco Funky adquiriu varias nomeações e prêmios: Premios ARPA (México, 2003 e 2004), Premio LA Conquista (California,2004), Premio Integridade em (2004) e Premio La Gente (California, 2004), entre outros.

No ano de 2005 fez o lançamento da sua primeira produção ao vivo: Live! En vivo desde Costa Rica, que afirmou seu papel como líder do reggaetón cristão a nivel internacional.

Em 2006 realizou sua primeira turnê pela Europa em 17 dias e mais de 25 apresentações no México, visitou Argentina, Uruguai, Colombia, República Dominicana, Panamá e Estados Unidos, entre muitos outros lugares.

Em 2007 com mais de dois anos de espera por um álbum de estudio, Funky lança "Corriendo para ganar", produção na qual participam com ele figuras como Domingo Quiñones, Alex Campos y Tony Vega, o primeiro sucesso do album, "Me estás matando", fez coloca-lo em diversos canais televisivos musicais, como: Univisión, MTV Español, MTV Latinoamérica, VH Uno, HTV entre outros, sendo o pioneiro no meio cristão em espanhol de seu gênero a conseguir tamanha exposição.

O ano de 2008 é descrito para Funky como “um ano de grandes desafios e sonhos” Atualmente Funky mora em Orlando-Florida, com sua esposa e filhos, de onde dirige a gravadora Funkytown Music Inc. e produz seus propios álbuns e dos diversos cantores do gênero reggetón.