Imagem de Fundo
página inicialgGianluca Grignani

Biografia de Gianluca Grignani

Gianluca Grignani nasceu em Milão, Itália, em 7 de Abril de 1972.

Sua carreira musical começou em 1994, em sua primeira aparição pública no tradicional Festival de Sanremo, quando ele conquistou de imediato público e crítica com a canção La Mia Storia Fra Le Dita.

Em 1995, Gianluca retornou à Sanremo, apresentando Destinazione Paradiso, faixa título de seu primeiro álbum. Em 1 ano, o álbum vendeu 700 mil cópias somente na Itália, 2 milhões no mundo. Cantando em espanhol, conquistou o mercado Sul Americano. O sucesso lhe rendeu o prêmio telegatto de artista revelação.

No ano seguinte, Gianluca surpreendeu com seu segundo álbum, Fabbrica di Plastica, mostrando toda a sua criatividade e autenticidade. O álbum, que apresenta um rock experimental, é um cult e continua a inovar até hoje, produzido em edições especiais e limitadas: a coloração do CD é diferenciada fazendo de cada álbum uma edição única.

Campi di Popcorn, lançado em 1998, foi inteiramente produzido por Gianluca em Nova York e apresenta doze canções complementares umas às outras, com melodias similares e coerentes. Ainda este ano, Gianluca protagonizou o filme Branchie, com roteiro baseado no romance de Niccolò Ammaniti. As gravações foram feitas na India, onde ele ficou desde Dezembro de 98 até Fevereiro de 99^e compôs Il Giorno Perfetto.

Sanremo foi novamente palco de estréia desta nova canção. O álbum com o mesmo título é uma compilação de canções remixadas, acústicas e ao vivo e tornou-se outro cult.

Seu próximo álbum, Sdraiato Su una Nuvola, de 2000, é um dos preferidos entre seus fãs, trata-se de um álbum bastante intimista de Gianluca, que compôs e tocou quase todos os instrumentos nas gravações. Os singles Speciale e Le Mie Parole alcançaram o primeiro lugar na parada musical italiana.

Em 2002, Lacrime Della Luna foi apresentada ao público como introdução ao seu sexto álbum, Uguali e Diversi. Assim que lançado, o álbum já alcançou o primeiro lugar em vendas na Itália.

Em 7 de Setembro de 2003 Gianluca se casou com a fotógrafa italiana Francesca Dall'Olio Succo Di Vita, lançado em Outubro de 2003, é uma compilação de seus maiores sucessos, todos remasterizados com qualidade digital. O álbum inclui também as inéditas Mi Stracci Il Cuore e Succo Di Vita.

Em 17 de Janeiro de 2005 nasceu sua primeira filha, Ginevra, e foi lançado o álbum Il Re Del Niente. A canção Che Ne Sará di Noi, composta em parceria com Andrea Guerra (filho do poeta Tonino Guerra) foi parte da trilha sonora do filme homônimo e rendeu a Gianluca o prêmio máximo do Festival de Cinema de Saint Vincent.

O álbum entitulado Il Re Del Niente saiu em 10 de Junho de 2006, inspirado na sonoridade do seu primeiro álbum, Destinazione Paradiso, como se fosse uma releitura deste após 10 anos de amadurecimento pessoal e musical. A publicação deste novo álbum teve uma proposta inavadora: foi publicado em duas versões, a primeira com apenas o CD e a segunda com o CD e 1 ingresso para o novo show. Pela primeira vez foi oferecida ao público a possibilidade de apreciar o trabalho de um artista em seus dois aspectos fundamentais - a produção gravada e a sua apresentação ao vivo.

Os singles deste álbum, Bambina Dallo Spazio, Arrivi Tu e Il Re Del Niente foram as canções mais tocadas nas rádios italianas e renderam a Gianluca dois prêmis locais importantes, como reconhecimento pela qualidade de suas composições. Ainda em 2006 ele voltou ao palco do festival de Sanremo, apresentando a canção Liberi Di Sognare, logo antes de iniciar uma nova turnê pela Itália.

Uma personalidade um tanto reclusa, nunca muito exposta na mídia, Gianluca viu sua vida privada estampada nos jornais italianos no verão de 2007, quando foi pego em flagrante e indiciado por porte e uso de drogas em uma operação denominada pela polícia italiana Operazione Paradiso - talvez até mesmo em referência à sua famosa canção. Alguns anos antes já havia sido levado à conhecimento público que o cantor fazia uso de cocaína e, apesar de ter sido indiciado por suspeita de tráfico, ficou comprovado apenas o porte e uso do entorpecente.

No início de 2008, Cammina Nel Sole foi apresentada no Festival e logo deu nome ao seu mais recente álbum, que lhe rendeu o prêmio de cantor masculino do ano. Em várias canções deste álbum as composições contêm elementos pessoais, baseados em suas experiências de vida. Francy é dedicada à sua esposa Francesca, Ribellione e Hey Mister contém referências claras ao período turbulento do julgamento da justiça e também de um auto-julgamento de suas ações e motivações. L'Acqua Nel Deserto é talvez a referência mais clara, a composição pode ser compreendida como uma comparação à sua dependência química. Felizmente, a faixa título do álbum traz uma mensagem positiva de amor à vida, talvez ainda mais motivada pela espera de sua segunda filha, Giselle, que nasceu em 31 de Maio.

Em Outubro, Vuoi Vedere Che Ti Amo foi regravada em dueto com a cantora L'Aura. Este foi um tanto inusitado: L'Aura, um novo talento da região de Brescia (norte da Italia) tem um estilo musical bem diferente e a princípio, chegou a recusar o convite, acreditando que seus estilos não combinariam. Felizmente ela acabou aceitando e a parceria resultou em uma versão delicada, mas intensa desta belíssima canção.

Com esta nova versão, Cammina Nel Sole foi relançado, contendo também versões acústicas e ao vivo inéditas de composições anteriores, além de uma interpretação dae Mi Sono Innamorato Di Te, sucesso de 1962 do cantor italiano Luigi Tenco.

O show de Cammina Nel Sole, iniciado em Novembro de 2008, foi preparado por Gianluca para uma maior interatividade do público. 60 canções foram divididas em três combinações para dias diferentes e o público que pôde escolher algumas canções, tornando cada apresentação uma apresentação diferente e única.

 Corrigir Biografia

Gianluca Grignani Letras

Quem ouviu este artista

ronerone(149000)
JulliaSCJulliaSC(6154)
Tah_kiTah_ki(5920)
HanamileHanamile(25757)
Ma1973Ma1973(767)

de danigrag Você sabia?

Entre seus hobbies, ele gosta muito de ler, adora os super heróis da Marvel e também cozinha.

ver outras curiosidadesenvie uma

Biografia

Gianluca Grignani Gianluca Grignani nasceu em Milão, Itália, em 7 de Abril de 1972. Sua carreira musical começou em 1994, em sua primeira aparição pública no tradicional Festival de Sanremo, quando ele conquistou de imediato público e crítica com a canção La Mia St...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Gianluca Grignani e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

bia_11bia_11 se cadastrou no site

APASCENTADORAPASCENTADOR se cadastrou no site

natieelnatieel se cadastrou no site

Mila28Mila28 se cadastrou no site

sentinellasentinella se cadastrou no site

rebelitorebelito se cadastrou no site

anaaaaaaaa9anaaaaaaaa9 se cadastrou no site

epicoepico tem uma nova foto na galeria.

epicoepico enviou um recado para o fã-clube de Slipknot

epicoepico entrou no fã-clube de Korn

epicoepico entrou no fã-clube de Papa Roach

epicoepico entrou no fã-clube de Slipknot

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

cadastre-se