Imagem de Fundo
página inicialjJamelão

Biografia de Jamelão

Um carioca nascido em 1913, em São Cristóvão, que começou a ganhar a vida aos 9 anos como pequeno jornaleiro, estabeleceu-se entre os mais importantes da MPB. Quase ninguém o conhece pelo nome de batismo, José Bispo Clementino dos Santos. Mas o apelido Jamelão - que ganhou na gafieira Jardim do Meyer, um dos muitos endereços de seu aprendizado de "crooner" - carimba desempenhos antológicos no samba-canção, partido - alto e samba-enredo, para citar apenas três territórios dominados pelo bronze cortante de sua voz. Um colega jornaleiro, o lendário compositor Gradim, amigo de Cartola e Carlos Cachaça, o apresentou na Mangueira, apesar dele ter iniciado a trajetória de sambista acompanhando a mãe, D. Benvinda, que saía na Escola Deixa Malhar, no Engenho Novo. O esperto moleque, então apelidado Saruê, ralou como operário antes de começar a escalada de cantor de gafieira. Além da mencionada Jardim do Meyer, passou pela Fogão, de Vila Isabel, Cigarra e Tupi. Entre os "dancings"(uma espécie de gafieira mais sofisticada com "taxi-girls", que picotavam o bilhete ao bailar com os clientes) soltou o gogó no El Dorado, Farolito, Avenida, Samba-Danças, Brasil e Belas Artes. Uma odisséia até começar a gravar no fim da década de 40, após vestibular em diversos programas de calouros do rádio (incluindo o célebre "Calouros em desfile", de Ary Barroso) e vencer um concurso da extinta Rádio Clube do Brasil, que finalmente e contratou por um ano. Até então, ele ainda lutava por um lugar ao som, contentando-se em substituir seu padrinho Onéssimo Gomes e até o rei da voz Francisco Alves.

Jamelão também demorou para decolar em disco, o que só aconteceria a partir de seu ingresso na gravadora Continental, onde gravou em 1954 um compositor iniciante, o Zé Keti (1921-1999) de "Leviana", incluído nessa seleção. Pouco depois, ele tomaria o carnaval com o hino em forma de samba "Exaltação à Mangueira"(Enéas Brittes/Aloísio Augusto da Costa), até hoje sinônimo da escola verde-e-rosa. E em 1956, daria uma interpretação altamente pessoal ao samba-canção "Folhas mortas" de Ary Barroso, outro grande sucesso popular que abriria sua carreira a uma dupla vertente de raro equilíbrio entre o romantismo e o ritmo. Antes do domínio completo do samba-enredo nos carnavais, Jamelão emplacava na folia belas melodias, como a de "Eu agora sou feliz", assinada junto com Mestre Gato. Da fossa pré-moderna do cronista Antonio Maria (1921-1964) em "Pense em mim"(nada a ver com o "hit" sertanejo) ao partido-alto emblemático "Quem samba fica", em parceria com o baiano Tião Motorista (1927-1996), Jamelão expandiu seus limites, escolado na diversidade de repertório habitual ao "crooner".

A afinidade com o cancioneiro de sentimentalismo dolorido de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), geralmente escudado nos metais da Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, também balizou seu repertório. Nessa seleção entram do Dostoievski gaúcho "Esses moços (pobre moços)", "Homenagem", "Vingança" e "Dona divergência" (com Felisberto Martins), todos épicos da guerra conjugal tratados por Jamelão com contenção estilística e sem derramamento. Ele também brilha no afro-samba "Timbó"(Ramon Russo), repescado recentemente no disco de estréia do grupo Farofa Carioca, além dos sambas-enredo de esmerada confecção dos mangueirenses Padeirinho ("O grande presidente") e Nelson Sargento (com Jamelão e Alfredo Lourenço) e da dupla do Império Serrano, Silas de oliveira e Mano Décio da Viola ("Apoteose ao samba"). O catedrático Jamelão, mesmo mangueirense roxo, também é ecumênico em matéria de escolhas de samba.

 Corrigir Biografia

Jamelão Letras

Quem ouviu este artista

brizabriza(253)

de Elizabeth Você sabia?

José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, ficou conhecido por sua bela voz e sua enorme versatilidade, como o "Gogó de Ouro".

ver outras curiosidadesenvie uma

Biografia

Jamelão Um carioca nascido em 1913, em São Cristóvão, que começou a ganhar a vida aos 9 anos como pequeno jornaleiro, estabeleceu-se entre os mais importantes da MPB. Quase ninguém o conhece pelo nome de batismo, José Bispo Clementino dos Santos. Mas o apeli...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Jamelão e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

Tiagosantos10Tiagosantos10 se cadastrou no site

wgmlwgml se cadastrou no site

gabyzinha2014gabyzinha2014 se cadastrou no site

PikenaatrevidaPikenaatrevida se cadastrou no site

FabinhophdFabinhophd se cadastrou no site

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para Letras

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para Letras

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para dalmodenise

biia2708biia2708 se cadastrou no site

dalmodenisedalmodenise enviou um recado para dalmodenise

araujodiasaraujodias se cadastrou no site

dalmodenisedalmodenise se cadastrou no site

isabellinnhaisabellinnha enviou um recado para graziiluanete

jaminhamoreiraajaminhamoreiraa se cadastrou no site

teixeirafabioteixeirafabio se cadastrou no site

domvieiradomvieira se cadastrou no site

Guimaraes_PrimaGuimaraes_Prima se cadastrou no site

NILSON12NILSON12 tem uma nova foto na galeria.

NILSON12NILSON12 se cadastrou no site

LuizColoridoLuizColorido se cadastrou no site

cadastre-se