Imagem de Fundo
página inicialjJanuario

Biografia de Januario

Januário de Oliveira Chirico nasceu no Rio de Janeiro no dia 24 de março de 1902 e faleceu em São Paulo no dia 22de fevereiro de 1963. Carioca do Catumbi, seu primeiro emprego foi como caixeiro. Depois alfaiate, fazia serestas e brilhava nas festas do Clube Ginástico Português antes de estrear na Rádio Sociedade.

Sinhô tirou-o da Rádio Clube do Brasil, em 1929, para um espetáculo no Teatro Municipal de São Paulo, promovido pelo Clube de Antropofagia em apoio à candidatura de Júlio Prestes à Presidência. Gravou então em São Paulo seus primeiros discos na Columbia, com “ Chequerê, Nossa Senhora do Brasil ” ( homenagem a Tarsila do Amaral ), “Minha branca e Como se gosta, todas de Sinhô de quem gravaria 13 composições. Resolveu ficar em São Paulo e Sinhô conseguiu que cantasse na Rádio Educadora Paulista. Tornou-se um dos principais artistas da Columbia e gravou 80 músicas numa primeira fase. Em 1930 fez sucesso com “ Dança de caboclo e Engenho novo ”, de Hekel Tavares, Cauã, valsa de Sinhô, e “Quebra, quebra gabiroba”, marcha carnavalesca de Plínio Brito. No final de 1931, foi para a modesta gravadora Arte- Fone e atuou na Rádio Record. César Ladeira apelidou-o então de A Voz de Veludo.

Em 1933 passou para a RCA Victor e, no ano seguinte fez sucesso com a valsa “ Meu Destino ”. Nesse ano começou a cantar na nova Rádio Difusora, de São Paulo, e a atuar no Programa da Saudade, criado em 1935, que se consistiu no mais ouvido da rádio paulista. Em 1935 cantou e fez o papel de galã no filme “Fazendo fita”, e participou da inauguração da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre RS, com grande sucesso. No Carnaval de 1936, em dueto com Arnaldo Pescuma, destacou-se com “ Mulatinha da caserna e Paulistinha querida ” primeiro e segundo prêmios na categoria de marcha do concurso da Prefeitura de São Paulo.

Em 1936 voltou a Columbia e obteve dois sucessos num mesmo disco: “Saudades da minha terra, valsa, e Alma de violeiro, toada. Sua discografia de 1929 a 1938, totaliza 64 discos com 113 músicas. Ao deixar a Rádio Difusora, excursionou pelo Sul com o cantor italiano Carlo Butti e acabou ficando por dois anos na Rádio Farroupilha. Voltou em 1938 para São Paulo e resolveu explorar seu talento humorístico. Passou a ser grande atração em cassinos, teatros e boates de todo o Brasil, ficando conhecido como o humorista das quatro vozes.

Fez imitações de Nelson Eddy, Marta Eggerth, Jean Sablon e principalmente Carmen Miranda. Interrompeu sua carreira em 1949 tornando-se empresário de artistas.

 Corrigir Biografia

Januario Letras

Quem ouviu este artista

de Knorstjonas Você sabia?

No Carnaval de 1936, em dueto com Arnaldo Pescuma, destacou-se com “ Mulatinha da caserna e Paulistinha querida ” primeiro e segundo prêmios na categoria de marcha do concurso da Prefeitura de São Paulo.

ver outras curiosidadesenvie uma

Biografia

Januario Januário de Oliveira Chirico nasceu no Rio de Janeiro no dia 24 de março de 1902 e faleceu em São Paulo no dia 22de fevereiro de 1963. Carioca do Catumbi, seu primeiro emprego foi como caixeiro. Depois alfaiate, fazia serestas e brilhava nas festas d...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Januario e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

ro1000doro1000do se cadastrou no site

nanda15nanda15 se cadastrou no site

kikiu_1kikiu_1 entrou no fã-clube de Pablo E Grupo Arrocha

kikiu_1kikiu_1 se cadastrou no site

lourivalpaslourivalpas se cadastrou no site

petrikypetriky se cadastrou no site

tianastianas se cadastrou no site

McLudmillaMcLudmilla enviou um recado para McLudmilla

McLudmillaMcLudmilla se cadastrou no site

enjoadoenjoado se cadastrou no site

miqueiasmikmikmiqueiasmikmik se cadastrou no site

lainnilainni se cadastrou no site

SpillSpill enviou um recado para Letras

SpillSpill se cadastrou no site

Diego_SilvaDiego_Silva se cadastrou no site

jorgeececiliajorgeececilia se cadastrou no site

LuizasmotaLuizasmota se cadastrou no site

Ribas13Ribas13 enviou um recado para o fã-clube de Emicida

Ribas13Ribas13 entrou no fã-clube de Emicida

Ribas13Ribas13 se cadastrou no site

cadastre-se