Imagem de Fundo
página inicialkKaoma

Biografia de Kaoma

Kaoma foi um grupo pop formado em França, dos antigos membros da banda Touré Kunda: Chyco Dru baixista, Jacky Arconte (guitarra), Jean-Claude Bonaventure (produtor e tecladista), Michel Abihssira (bateria e percussão), Fania ( vocal), e Loalwa Braz (vocalista),
Chico e Roberta (bailarinos).

Chyco Dru é da Martinica, Jacky Arconte de Guadalupe, e Loalwa Braz do Brasil.

Em 1989, eles fizeram sucesso com o hit com sua música dance single "Lambada", que foi de fato uma canção chamada "Chorando Se Foi", composta pelo grupo boliviano "Los Kjarkas".

Dado o claro ato de plágio cometido pelo Kaoma, Los Kjarkas processou.

"Lambada", também lançado como "Chorando Se Foi (Lambada)", é uma canção 1989 gravado pelo grupo pop francês Kaoma com a vocalista brasileira Loalwa Braz. Ele foi lançado como o primeiro single do álbum Kaoma's estréia Worldbeat.

O vídeo, filmado na praia de Cocos, na cidade de Trancoso, no estado da Bahia, Brasil, apresenta a crianças brasileiras Chico & Roberta que se apaixonam.
O pai de Roberta não quer que ela saia com Chico, mas Loalwa emenda a situação entre os três.

A letra de "Chorando Se Foi" é uma tradução não autorizada da música "Llorando Se Fue", pela boliviana Andina pop do grupo Los Kjarkas. Isso resultou em um processo entre o produtor Kaoma e Kjarkas... Kjarkas cedeu os direitos autorais da canção, após o processo legal.

O single se tornou um hit do verão em todo o mundo, vendendo mais de 5 milhões de cópias em 1989 e iniciar a mania da dança lambada. Ele chegou a número um em onze cartas diferentes, bem como a # 4, tanto no Reino Unido Singles Chart e irlandês Singles Chart, # 5 no ARIA Austrália Singles Chart, e # 46 na Billboard E.U. Hot 100, tornando-se um dos melhores conhecidas canções brasileiras de todos os tempos.

Na França, onde liderou as paradas por 12 semanas e vendeu quase 2 milhões de cópias, o single foi o número um no ano-list final.

Devido ao seu enorme sucesso fora do Brasil,"Chorando Se Foi (Lambada)" também foi gravada por Kaoma em Inglês e Espanhol.

Na França, a canção foi regravada por um outro grupo, Carioca, que chegou apenas na # 22 em 9 de setembro de 1989, e permaneceu na parada por 9 semanas. Também foi regravado por outros cantores brasileiros, como Fafá de Belém, cujo álbum de 1985 Aprendizes da Esperança foi um expoente início do ritmo lambada.

Mais recentemente, Ivete Sangalo gravou uma versão ao vivo da canção como faixa bônus de seu álbum de 2005 As Super Novas. Foi lançado em Novembro de 2005, o terceiro single do álbum. Ela também gravou a canção no seu segundo álbum ao vivo.

"Dançando Lambada" e "Melodie D'Amour" foram os próximos dois singles e singles também foram atingidos, embora eles não conseguiram ganhar o mesmo sucesso que "Lambada".

No mesmo ano, a banda lançou seu Worldbeat primeiro álbum, que alcançou sucesso mundial.

Em 1991, lançou seu álbum Kaoma Tribal Pursuit que forneceu os singles "Danca Tago-Mago" e "Moço do Dendê".

Kaoma foi um grupo musical franco-brasileiro de lambada, que lançou com êxito o estilo musical na Europa. Loalwa Braz continuou sua carreira solo com o álbum Recomeçar em 2003.

Há vinte anos, os versos “chorando se foi quem um dia só me fez chorar” tomaram conta do mundo. Junto com eles, veio a lambada, ritmo e dança que viraram sinônimo de Brasil na virada dos anos 80 para os 90.

Foi uma febre: o gênero vendeu milhões de álbuns por todo o planeta, foi pano de fundo de uma novela das oito (“Rainha da Sucata”, com Regina Duarte e Tony Ramos) e rendeu até um filme, o clássico trash “Lambada – A Dança Proibida”.

No meio do furacão, estava a cantora brasileira Loalwa Braz. Ela era vocalista da banda Kaoma, projeto dos produtores franceses Olivier Lausaque e Jean Carracos. Foi ela quem deu voz a “Chorando se Foi”, cujos versos abriram a matéria.

Duas décadas depois do estouro mundial, ela se prepara para comemorar a data com um DVD ao vivo e uma série de shows no Brasil. “A mídia pode até ter se cansado da lambada. Mas o público não cansou”, acredita.

Se a data do estouro mundial da lambada é fácil de definir, a do verdadeiro surgimento do gênero é mais obscura. A versão mais aceita é que a lambada apareceu no Pará na segunda metade dos anos 1970, a partir de uma mistura do carimbó com ritmos do Caribe.

De lá, o gênero se espalhou para o Nordeste e finalmente chegou a Porto Seguro, na Bahia. Na cidade, foi descoberto por um francês que passava as férias lá, Olivier Lausaque.

Segundo Loalwa, Lausaque ficou “fascinado” com a sensualidade da música e da dança. Voltou a Paris decidido a investir no ritmo e, junto com o produtor musical Jean Carracos, decidiu montar o Kaoma. Loalwa entrou no grupo através de uma audição.

“Eu morava na França há quatro anos e cantava no circuito jazzístico. Fiz o teste sem nem saber direito para o que era e acabei escolhida”, lembra.

“Não tinha a menor ideia do sucesso que iria fazer. A coisa começou em Paris e em três meses tinha tomado conta da Europa. Em quatro, do mundo inteiro”, afirma.

Dessa época (“quatro anos em turnê, sem parar”), Loalwa relembra dois momentos: cantar com uma tribo zulu na África do Sul e assistir à queda do Muro de Berlim. “As pessoas do lado ocidental dançavam lambada com as do lado oriental. Foi a trilha sonora daquele momento”, garante.

Atualmente, Loalwa se divide entre a França e o Brasil. Mora em Paris a maior parte do tempo, mas sempre volta ao país natal para “recuperar as energias”.

Essas viagens constantes a fizeram sentir ainda mais a recente queda do vôo 447 da Air France, há pouco menos de um mês. “É a rota que eu sempre faço. Meu marido havia viajado apenas duas semanas antes do acidente”, conta.

A gravação do DVD em homenagem aos vinte anos do estouro da lambada deve acontecer em julho. A cidade ainda não está definida (“depende de acertos com patrocinadores”, revela), mas é certeza que contará com alguns convidados internacionais.

“Dizer que a lambada já passou é como dizer que o samba já passou. Os fãs ainda existem. É só a mídia que se cansou”, finaliza.

A brasileira Loalwa Braz vai gravar DVD ao vivo para festejar o aniversário. Relembre agora este grande sucesso de Kaoma no finalzinho da década 80.

Integrantes
Loalwa Braz (vocalista, brasileira)
Chico (baixista, nascido na Martinica)
Jacky (guitarrista, guadalupenho)
Jean-Claude (tecladista)
Michel (bateria e percussão)
Fania (flautista)
Monica Monteiro(Backing Vocal,brasileira)

Dançarinos
Jairo Brasil
Monica Mello
Adiel Modesto
Gabriela Turbiani
Jorge
Genésia
Messias
Paula
Uóston (Criança)
Roberta (Criança)

 Corrigir Biografia

Kaoma Letras

Quem ouviu este artista

rozerrozer(244)
CerebroAACerebroAA(14728)

Você sabia?

Kaoma ainda não tem nenhuma curiosidade cadastrada. Envie uma curiosidade sobre Kaoma agora.

Biografia

Kaoma Kaoma foi um grupo pop formado em França, dos antigos membros da banda Touré Kunda: Chyco Dru baixista, Jacky Arconte (guitarra), Jean-Claude Bonaventure (produtor e tecladista), Michel Abihssira (bateria e percussão), Fania ( vocal), e Loalwa Braz (...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Kaoma e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

ro1000doro1000do se cadastrou no site

nanda15nanda15 se cadastrou no site

kikiu_1kikiu_1 entrou no fã-clube de Pablo E Grupo Arrocha

kikiu_1kikiu_1 se cadastrou no site

lourivalpaslourivalpas se cadastrou no site

petrikypetriky se cadastrou no site

tianastianas se cadastrou no site

McLudmillaMcLudmilla enviou um recado para McLudmilla

McLudmillaMcLudmilla se cadastrou no site

enjoadoenjoado se cadastrou no site

miqueiasmikmikmiqueiasmikmik se cadastrou no site

lainnilainni se cadastrou no site

SpillSpill enviou um recado para Letras

SpillSpill se cadastrou no site

Diego_SilvaDiego_Silva se cadastrou no site

jorgeececiliajorgeececilia se cadastrou no site

LuizasmotaLuizasmota se cadastrou no site

Ribas13Ribas13 enviou um recado para o fã-clube de Emicida

Ribas13Ribas13 entrou no fã-clube de Emicida

Ribas13Ribas13 se cadastrou no site

cadastre-se