Imagem de Fundo
página inicialmMárcia

Biografia de Márcia

A cantora Márcia Elizabeth Raimundo Barbosa nasceu na cidade de São Paulo no dia 25 de novembro de 1943, mais conhecida como Márcia.

Casada com o locutor esportivo Sílvio Luiz, suas gravações de "Ronda" (Paulo Vanzolini) e "Eu e a Brisa" (Johnny Alf) são seus maiores sucessos.

Iniciou sua carreira artística como crooner da Orquestra de Erlon Chaves, apresentando-se em clubes e bailes. Em 1958, foi contratada pela TV Tupi, por indicação de Kalil Filhoe do maestro Érlon Chaves, que a conheceu cantando em sua orquestra.

Em 1960, foi trabalhar na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre e na TV Piratini, época em que sua voz começou a ser reconhecida e agraciada com vários prêmios.

De volta a São Paulo, depois de um período apresentando-se em boates, teatros e emissoras de TV, veio a era dos festivais.

Em 1965, recebeu o Berimbau de Ouro (melhor cantora) pela interpretação de "Miss Biquíni" (de Silvio Mazzuca) no 1º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior.

Dois anos depois, defenderia aquela canção que se tornaria uma de suas "marcas registradas" — "Eu e a Brisa", de Johnny Alf, no 3º Festival da Música Popular Brasileira (TV Record), que nem sequer foi classificada à fase final.

Em 1968, "Eu e a Brisa" seria o carro-chefe de seu primeiro disco, lançado pela gravadora Odeon e que tinha também "Pra Machucar Meu Coração" (Ary Barroso) e "Aula de Matemática" (Tom Jobim e )Marino Pinto), entre outras.

Nesse mesmo ano, lançou o "Show/Recital", com Baden Powell e os Originais do Samba.

Em 1970, gravou o compacto duplo que tinha "E Lá Se Vão Meus Anéis" (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro), "Minha" (Francis Hime e Ruy Guerra), "Eu e o Crepúsculo" (Johnny Alf) e "Fé Manhã" (Baden Powell e Paulo César Pinheiro).

Em 1972, fez shows em Portugal, com Baden Powell e Vinícius de Morais. No ano seguinte, além de lançar o álbum "Rimas", com músicas de Noel Rosa ("Ilustre Visita") e Assis Valente ("Fez Bobagem"), apresentou-se ainda no Expo-Som 73, com Leny Andrade, Simone e Ari Vilela, show gravado ao vivo e foi lançado em disco.

Em 1974, veio o espetáculo "O importante é que a nossa emoção sobreviva", com Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro, que também gerou um disco, gravado durante a longa temporada do Teatro Oficina e o segundo volume, dois anos depois.

Em 1977, gravou outro de seus maiores sucessos, "Ronda", de Paulo Vanzolini.

Nos anos 80 e os anos 90, voltou a se apresentar com a dupla Gudin e Pinheiro, e gravou vários álbuns.

Em 1983, lançou o LP "Eu só queria ser". Comemorando 20 anos dos bem sucedidos shows com Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro, voltou a dividir o palco com os compositores, com o show "Tudo o que mais nos uniu", realizado no Teatro do Sesc-Pompéia. O show foi gravado ao vivo e lançado em CD homônimo, em 1996.

Ainda na década de 1990, lançou o CD "Pra machucar seu coração" (1997) e, com Élton Medeiros, o CD "Cartola 90 anos" (1998), contendo obras do compositor da Mangueira.

 Corrigir Biografia

Márcia Letras

Quem ouviu este artista

de Elizabeth Você sabia?

Durante as décadas de 80 e 90, Márcia lançou ainda uma obra consistente, tendo parado de gravar e fazer shows nos anos 2000. Porém, como o lugar do artista é na palco, Márcia voltou a se apresentar em 2008, com shows durante a Virada Cultural de São Paulo, ao lado de Gudin e Pinheiro.

ver outras curiosidadesenvie uma

Biografia

Márcia A cantora Márcia Elizabeth Raimundo Barbosa nasceu na cidade de São Paulo no dia 25 de novembro de 1943, mais conhecida como Márcia. Casada com o locutor esportivo Sílvio Luiz, suas gravações de "Ronda" (Paulo Vanzolini) e "Eu e a Brisa" (Johnny A...

ver biografia completa

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Márcia e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

bia_11bia_11 se cadastrou no site

APASCENTADORAPASCENTADOR se cadastrou no site

natieelnatieel se cadastrou no site

Mila28Mila28 se cadastrou no site

sentinellasentinella se cadastrou no site

rebelitorebelito se cadastrou no site

anaaaaaaaa9anaaaaaaaa9 se cadastrou no site

epicoepico tem uma nova foto na galeria.

epicoepico enviou um recado para o fã-clube de Slipknot

epicoepico entrou no fã-clube de Korn

epicoepico entrou no fã-clube de Papa Roach

epicoepico entrou no fã-clube de Slipknot

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

SIBERIASIBERIA tem uma nova foto na galeria.

cadastre-se