×

Biografia de Os Azeitonas

Junho de 2002: nascem “Os Azeitonas”, numas férias em Ibiza. Numa mistura explosiva de uísque e fúria adolescente, surge a ideia de formar a primeira “Boysband de Garagem” do país. ”Hoje em dia o conceito mudou um bocado”, argumentam. “Hoje em dia é mais à base de tequilha”
Julho de 2002: a primeira actuação, na discoteca “Pop”, no Porto. Logo na apresentação de estreia, conseguem o notável feito de reunir um maior número de pessoas na plateia do que no palco.
Setembro de 2003: Gravação da primeira maquete, na ESMAE, no Porto.
Setembro de 2004: Convite, por parte de Rui Veloso, para gravar pela sua recém-formada editora “Maria Records”
Julho de 2005: Lançamento do disco “Um Tanto ou Quanto Atarantado”
Junho de 2006: Momento histórico na carreira da banda: Concerto com Os Azeitonas, José Cid e Rui Veloso no Teatro Sá da Bandeira. “Pai, Mãe e filhos bastardos do Rock Luso – juntos e ao vivo”. Arranque da primeira Digressão Nacional dos Azeitonas, com concertos de norte a sul do país. Nesta digressão, os Azeitonas tiveram a honra de dividir o spotlight e o microfone com Rui Veloso, José Cid, Taxi, Trabalhadores do Comércio, Armando Gama, Adiafa, etc.
Agosto de 2006: Lançamento do single online “Sílvia Alberto”, que permaneceu algumas semanas em 1º lugar no top de downloads.
Novembro de 2006: Os Azeitonas actuam no Coliseu do Porto, no concerto de 25 anos de carreira de Rui Veloso, ao lado de Mariza, Tim, Jorge Palma, João Gil, Vitorino e Luz Casal.
Dezembro de 2006: Lançamento exclusivo no site dos Azeitonas do single de Natal “Queixa ao Pai Natal”.
Fevereiro de 2007: Lançamento exclusivo no site dos Azeitonas do single de S. Valentim “Queixa a Cupido” (que em Novembro de 2008 integraria a Banda Sonora da Telenovela “Despertar”, da TVI).
Dezembro de 2007: Lançamento do “Livro com oferta de CD” “Rádio Alegria”. Edição limitada em livro com oferta de CD que esgota rapidamente. 4 estrelas em 5 na revista Blitz, considerado o 2ª melhor disco do ano por uma Rádio Luso-Canadiana, 4 estrelas em 5 no jornal “Metro”, considerado um dos melhores 10 álbuns do ano no site “Frequência Jovem”, inclusão da maior parte dos temas em séries de ficção de várias estações nacionais, presença assídua da banda em todas as estações de televisão nacionais.
Janeiro de 2008: Inclusão da música “Quem és tu miúda” na telenovela “Morangos com Açúcar” e da música “Tu Pertences a mim” na telenovela “Deixa-me Amar”, ambas da TVI. Perante a acusação de que se tinham vendido, a banda defende-se publicamente: “Foi assinada uma declaração em como cedíamos gratuitamente as músicas à estação. Quando muito, seremos uns oferecidos. Vendidos, não!”
Maio de 2008: Arranque da 2ª Digressão Nacional dos Azeitonas, com mais de 60 datas em todo o país que incluíram festivais, queimas das fitas, festas académicas, casinos, teatros, recintos ao ar livre, etc.
Junho de 2008: Inclusão da música “Um Tanto ou Quanto Atarantado” na banda sonora de “Morangos com Açúcar – série verão”.
Julho de 2008: Inclusão das músicas “Falo Chinês” e “Tu Pertences a mim” na telenovela “Rebelde Way” da Sic.
Novembro de 2008: Inclusão da música “Queixa a Cupido” na telenovela “Despertar” da TVI. Os Azeitonas entram em estúdio para a gravação do sucessor de “Rádio Alegria”.