Imagem de Fundo

Acesso

 

E-mail

esqueciSenha

Entrar

Login com o Facebook

Login com o Google

não tem uma conta?
cadastre-se

página inicialpPena Branca e Xavantinho

Biografia de Pena Branca e Xavantinho

Pena Branca & Xavantinho é uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil.

Fizeram muito sucesso com a canção Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento, com participação especial do próprio Milton Nascimento.

Dupla sertaneja formada pelos irmãos José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca (nascido em Igarapava, interior de São Paulo em 1939 e criado em Uberlândia) e Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho (nascido em Uberlândia em 1942).

Desde pequenos trabalharam na roça com os pais e mais cinco irmãos. José Ramiro tocava viola. Começaram a cantar em 1962, e, em 1968, mudaram-se para São Paulo para tentar a vida artística.

Em 1980 inscreveram-se no "Festival MPB Shell", da TV Globo, com a música "Que terreiro é esse?", de Xavantinho, que foi classificada para a final. No mesmo ano, a dupla lançou o seu primeiro LP: "Velha morada" (Warner), com destaque para "Cio da terra" (Milton Nascimento e Chico Buarque) e "Velha morada" (Xavantinho). A dupla participou, em 1981, do programa Som Brasil, na TV Globo, apresentado por Rolando Boldrin, com quem atuaram depois em shows pelo Brasil.

Em 1982 lançaram o LP "Uma dupla brasileira", produzido por Boldrin, com os destaques "Memória de carreiro" (Juraildes da Cruz) e "Rama da mandioquinha" (Elpídio dos Santos). Em 1987 lançaram o LP "O cio da terra" (Continental), com participação de Milton Nascimento, Marcus Viana e Tavinho Moura, destacando-se "Vaca Estrela e boi Fubá" (Patativa de Assaré) e "Cuitelinho" (folclore recolhido por Paulo Vanzolini). Em 1988 lançaram o LP "Canto violeiro" (Continental), com participação de Fagner, Tião Carreiro, Almir Sater e outros, contendo "Mulheres da terra" (Xavantinho e Moniz).

Ganharam, em 1990, o Prêmio Sharp de melhor música (Casa de barro, de Xavantinho e Moniz) e melhor disco (Cantado do mundo afora). Em 1992, CDs Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho ? Ao vivo em Tatuí (Kuarup) recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco e o Prêmio APCA. Gravaram, em 1993, "Violas e canções" (Velas), destacando-se "Viola quebrada" (Mário de Andrade). Nesse ano, os shows da dupla estenderam-se aos Estados Unidos da América. Lançaram ainda "Ribeirão encheu" (Velas), em 1995, com "Luar do sertão" (João Pernambuco e Catullo da Paixão Cearense), e "Pingo d'água" (Velas), em 1996, com "Tristeza do jeca" (Angelino de Oliveira) e "Flor do cafezal" (Luís Carlos Paraná).

 Corrigir Biografia

Pena Branca e Xavantinho Letras

de Elizabeth Você sabia?

Além de Tavinho Moura, com quem Xavantinho faria 'Encontro de Bandeiras', a dupla foi ampliando sua participação na MPB em encontros (e gravações) com Fagner, Almir Sater, Tião Carreiro, Marcus Viana, entre outros.

ver outras curiosidadesenvie uma

Wallpapers

Envie um Wallpaper de Pena Branca e Xavantinho e ganhe pontos! Clique aqui. achar ver top wallpapers enviar um wallpaper

Enquete

Ganhe pontos!

outras enquetes

Atualizações

bia_bsbbia_bsb se cadastrou no site

Lara2015Lara2015 se cadastrou no site

MaitezinhaMaitezinha se cadastrou no site

minhabebeminhabebe se cadastrou no site

FRANVALFRANVAL se cadastrou no site

Fran_DiasgomesFran_Diasgomes se cadastrou no site

Beto_nowBeto_now se cadastrou no site

metulianaedumetulianaedu comentou a música Dios Háblame de Barak

metulianaedumetulianaedu se cadastrou no site

Thuthu8Thuthu8 se cadastrou no site

ronerone enviou a legenda da música Sol da Meia Noite de Rosa De Saron

Alice111Alice111 se cadastrou no site

ronerone enviou a legenda da música Minha Triste Imperfeição de Rosa De Saron

ronerone enviou a legenda da música Metade De Mim de Rosa De Saron

ronerone enviou a legenda da música Máquina do Tempo de Rosa De Saron

LollipopLollipop enviou a legenda da música Gentleman de Kim HyunJoong

lala_fofinhalala_fofinha se cadastrou no site

LilianWitchLilianWitch tem uma nova foto na galeria.

LilianWitchLilianWitch tem uma nova foto na galeria.

elielgvselielgvs enviou um recado para o fã-clube de Gaby Amarantos

cadastre-se

©2017 Petaxxon Comunicação Online