×

Biografia de Rinaldo & Liriel

As vidas de Rinaldo Eliseu Peixoto Viana da Silva e Raquel Domiciano Pereira são bastante similares.
Criados por famílias humildes de São Paulo, os dois demonstraram paixão pela música desde pequenos. Rinaldo, ex-mecânico de caminhôes, sempre foi fã do rock de bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Scorpions, Iron Maiden, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ira! e The Beatles, mas aos 16 anos percebeu que tinha o timbre de voz muito aproximado do tenor. Dois anos depois, ingressou na ULM (Universidade Livre de Música) para aperfeiçoar o dom que seu pai descobrira nele quando os dois cantavam no coro da igreja. Atualmente, além das bandas de rock, Rinaldo curte o lirismo de Luciano Pavarotti, Placido Domingo, José Carreras, Mario Lanza, Giuseppe Di Stefano e, ainda, cantores evangélicos como Feliciano Amaral e Luiz de Carvalho. Atualmente o rapaz estuda a língua italiana e aprimora ainda mais seu canto lírico. Sua companheira de canto também teve uma infância bastante musical. Aos três anos cantava e aos cinco já ouvia Beethoven e Mozart. Aos 15, Liriel descobriu que podia atingir notas agudas sem muito esforço. Junto a sua mãe, Liriel sintonizava a Scala FM e ficava deleitando-se ao belíssimo som que saía das caixas; mas, também cresceu ouvindo Elis Regina e cantoras pop internacinais como Gloria Estefan, Mariah Carey, Diana Ross, Donna Summer, Whitney Houston, Carly Simon e Barbra Streisand. Hoje em dia, Liriel também espelha-se em cantoras líricas como Maria Callas, Yma Sumac e Montserrat Caballé, e estuda canto e teoria musical na ULM. A preferência de Liriel pelo canto lírico é tanta que seu nome artístico é uma fusão de "lírico" com "Raquel", seu nome real.

O duo de prodígios apresentou-se no programa televisivo de Raul Gil e chamou para si a atenção da WEA, que logo os contratou. No final de 2001 lançaram Romance, produzido por Sergio Pommerening; um disco com repertório lírico num formato mais pop e diversificado. Antes de participarem do programa de Raul Gil, Rinaldo levou um CD-demo a várias gravadoras sem nunca receber alguma resposta positiva.

O CD "Romance", que alcançou mais de 600 mil cópias oficiais vendidas. No ano seguinte, mais 400 mil cópias do álbum "Tempo de Amar", também com Liriel. Juntos ainda gravaram um DVD, com locações na Itália.