×

Biografia de Stray Cats

O Stray Cats foi criado em 1979 pelos amigos Lee Rocker (baixo), Brian Setzer (guitarra e vocal) e Slim Jim Phantom (bateria) em Nova York. Eles estavam dispostos a reviver a música dos anos 50 e 60 e logo tomaram a decisão de mudar para Londres, onde o Rockabilly começava a renascer. Em apenas três meses na cidade, eles conheceram o produtor Dave Edmunds, que conseguiu um contrato com a Arista Records.

O grupo lançou o primeiro álbum, “Stray Cats”, em 1981, somente na Europa. A música “Runaway Boys” foi o primeiro ‘hit’ e chegou à nova posição das paradas britânicas. Mas foi com “Rock This Town” que o grupo estourou naquele ano. O segundo disco, “Gonna Ball”, saiu no mesmo ano, mas não repetiu o sucesso do primeiro e foi muito criticado pela imprensa. Durante 1982, eles fizeram uma turnê pela Europa e Japão, além de abrir os shows dos Rolling Stones. O grupo decidiu, então, voltar para os Estados Unidos, já que nenhum dos discos saiu por lá.

De volta pra casa, eles fecharam um contrato com a EMI e lançaram, em 1982, “Built for Speed”. O disco era uma compilação das melhores músicas dos dois primeiros. Com os vídeo clipes de “Rock This Town” e “Stray Cat Strut”, as canções chegaram ao Top 10 no país. Eles tocaram em 55 cidades durante os dois meses de turnê. O sucesso foi confirmado com o álbum “Rant ‘N’ Rave”, em 1984, embalado pela faixa “(She’s) Sexy + 17”.

No final daquele ano, o grupo enfrentou conflitos entre os integrantes e decidiu parar. Jim e Lee juntaram-se ao guitarrista Earl Slick e gravaram um disco como Phantom Rocker & Slick. Já Brian, lançou o primeiro disco solo. Dois anos depois, o grupo voltou a ser reunir, mas continuou com os projetos paralelos, o que diminuiu o ritmo do Stray Cats. Em 1986, saiu “Rock Therapy”, uma coletânea de covers de rock. Mais uma parada para outros projetos e três anos depois, foi a vez de “Blast Off!”, que foi seguido por uma turnê.

Fora da EMI, o grupo voltou a trabalhar com Dave Edmunds. Em 1994, eles lançaram “Choo Choo Hot Fish”, que chamou mais atenção que os dois últimos discos. O título foi dado em homenagem a um restaurante perto do estúdio de gravação que eles freqüentavam. No ano seguinte, o grupo lançou o que seria o último disco, “Original Cool”, com regravações dos sucessos do rock. Até hoje eles se reúnem periodicamente para realizar alguns shows, mas sem gravar.