×

Biografia de Tony Mouzayek

No Brasil desde 1970, esse sírio de nascimento e coração, que adotou o Brasil como pátria, já fez de tudo um pouco: aos 9 anos de idade ingressou na música, influenciado pelos irmãos músicos Samir Mouzayek e Joseph Mouzayek. Junto à eles começou a tocar pandeiro, e aos 14 anos, pela 1ª vez num palco, acompanhado por alaúde, derbake e pandeiro iniciou sua carreira como cantor. O jovem que, com coragem, interpretava músicas tradicionais de seu país, logo chamou atenção por sua voz de timbre forte e contagiante. A ousadia deu certo e, em pouco tempo, ele se tornou um dos maiores cantores do país.

Pioneiro da música árabe no Brasil, influenciou o crescimento da dança do ventre, difundindo sua música que ficou conhecida em todo o Brasil. Sem dúvida, foi uma revolução na história da música árabe em nosso país. Batalhador constante, lançou seu 1º CD árabe com seu irmão George Mouzayek, atualmente um dos maiores derbakistas do mundo. Diante da escassez de músicas árabes no Brasil, lançou vários CDs e sua coleção “Belly Dance Oriente” já está no volume 54, o que pode ser considerado a evolução natural dos anseios de Tony. Com tanto sucesso, e mais de 500 mil CDs vendidos.

Tony está sempre acompanhado pelo Conjunto Mouzayek formado por músicos da família Mouzayek. Em virtude de seu sucesso no Brasil, ficou conhecido internacionalmente, fazendo shows no exterior como em: Nova Iorque, Los Angeles, Egito, Buenos Aires, Uruguai, Panamá, Costa do Marfim, Venezuela, Paraguai entre outros lugares.

Com 30 anos de carreira, Tony é um descobridor de talentos, lançou várias bailarinas, que graças a ele tornaram-se conhecidas em todo o Brasil. Dono da obra e produtor das fitas de vídeo de Soraia Zaied e Fátima Fontes.

Conhecido em todo o país pelo talento, simplicidade, humildade e também grande empreendedor, é proprietário da Casa Árabe, uma loja tradicional com mais de 40 anos. Esse espaço é voltado para a venda de seus produtos, instrumentos musicais, roupas para dança do ventre, tudo relacionado à cultura árabe, recebendo gente do país inteiro.

Em 2002, esteve em Boston, contratado pelo grande bailarino Ahmad para participar de 3 eventos com o renomado músico Omar Faruk, o qual foi um grande sucesso. Em 2003, foi convidado para participar de um grande evento realizado anualmente em Miami, patrocinado por Jawhara, com a presença de Hayat El Helwa.

Em parceria com a Escola Luxor, criou o Congresso Internacional Luxor – Tony Mouzayek de Dança do Ventre no Brasil, trazendo grandes nomes da dança para nosso país.

Diante dessa longa e brilhante carreira de sucessos, concluí-se que a música é a grande paixão na vida de Tony Mouzayek, considerado hoje, uma das maiores celebridades do mundo árabe.