×

Biografia de Velha Guarda da Portela

Formada por antigos integrantes da escola de samba Portela (fundada em 1923), a Velha Guarda estreou em disco em 1970, com "Portela Passado de Glória", produzido por Paulinho da Viola.

O conjunto original da Velha Guarda era composto por Ventura, Aniceto, Alberto Lonato, Francisco Santana, Antônio Rufino dos Reis, Mijinha, Manacéa, Alvaiade, Alcides Dias Lopes, Armando Santos e Antônio Caetano. Com o sucesso do disco, o grupo passou a se apresentar em shows, realizando um resgate de antigos sambas e sambistas que de outra forma estariam esquecidos.

A formação do grupo varia, principalmente porque muitos integrantes são idosos. Afinal, para ingressar na Velha Guarda é preciso "ter passado".

Os shows da Velha Guarda contam com participações ilustres, como Beth Carvalho, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Marisa Monte, atualmente uma das maiores divulgadoras do trabalho do grupo.

Em 2000, Marisa Monte e a Velha Guarda lançaram o CD "Tudo Azul", que contém "Portela Desde que Eu Nasci" (Monarco), "Vai Saudade" (Candeia/ Davi do Pandeiro), "Corri pra Ver" (Chico Santana/ Monarco/ Casquinha) e outras. A atual formação conta com Jair do Cavaquinho, Guaracy, Monarco, Casquinha, Cabelinho, Argemiro, Davi do Pandeiro, Casemiro, Serginho Procópio e as pastoras, Áurea Maria, Surica, Doca e Eunice.