×

Curiosidades sobre Carlos Gomes

Enviar curiosidade >
  • Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos.
  • A primeira ópera do compositor foi A Noite do Castelo. Dois anos mais tarde, compôs a ópera Joanna de Flandes, o que lhe rendeu uma mesada do imperador para estudar na Europa. Segundo Vasco Mariz (2000) a bolsa de estudos era para a Alemanha, mas o sonho de Carlos Gomes era a bela Itália e somente com a intercessão da imperatriz Tereza Cristina, filha do rei de Nápoles, foi possível a mudança de destino.
  • Carlos Gomes nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias.
  • Quem poderia imaginar que um campineiro, sem recursos, sofrido, apelidado de Nhô Tonico conquistaria o mundo com uma música de ópera mais brasileira do que nunca em um estilo romântico? Só mesmo com muito talento!Talento que o engrandeceu, o fortificou e o levou além das fronteiras do nosso país, sendo o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro All Scala, na Itália!
  • Faleceu em 16 de setembro de 1896 no estado paraense, não chegou a assumir seu cargo no Conservatório. O corpo do compositor ficou exposto no conservatório de Música no Pará por 2 dias e após isso, ele foi sepultado em Campinas, sua cidade natal.
  • Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, a banda da família e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais.
  • Carlos Gomes era conhecido também em São Paulo, onde realizava, freqüentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito.
  • Ao completar 23 anos, Carlos Gomes já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi.
  • As condições da bolsa previam uma grande obra nos primeiros dois anos de permanência na Itália. Nesta época, a ópera italiana dominava o mundo e Milão, a capital industrial, mantinha um público sofisticado e grandes editoras, consequentemente, a aceitação de um artista era muito rigoroso e Carlos Gomes tinha em suas mãos a abertura para conquistar todos os teatros o mundo.
  • A Grande ópera prometida para o imperador estava finalizada em 1870, O Guarani, e em março desse mesmo ano, foi estreada mais de 12 vezes com inúmeros aplausos. No seguinte, houve 15 récitas. Agora, o que tudo isso quer dizer? O que o Guarani, em especial, significou para o Brasil?
  • Nhô Tonico partiu em dezembro de 1863 levando consigo uma carta de recomendação do imperador para o rei Fernando de Portugal a ser entregue ao maestro Lauro Rossi diretor do Conservatório de Milão.
  • Carlos Gomes foi retratado como personagem na televisão, interpretado por Paulo Betti na minissérie "Chiquinha Gonzaga" (1999). Também teve sua efígie impressa nas notas de Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros) de 1990 e em moedas de trezentos réis que foram emitidas em 1936 e 1937.
  • A partir da noite memorável de 1870, o Brasil nasceu para o mundo musical. Esse é o verdadeiro significado de O Guarani, a ópera nacionalista, uma mistura da essência das músicas de realejo e de ópera italiana. Apesar de não ser sua maior obra, foi a que o imortalizou.
  • O músico ANTONIO CARLOS GOMES, nasceu na cidade de Campinas em julho de 1836. A mãe, Fabiana Jaguari Gomes, fora assassinada aos vinte oito anos de idade, e o pai Manuel José Gomes, o Maneco Músico, criou todos seus filhos com muita dificuldade e com eles formou uma banda iniciando-os nas primeiras notas musicais.
  • Nhõ Tonico alternava o trabalho em uma alfaiataria e o aperfeiçoamento em seus estudos. Aos 23 anos, apresentou-se em vários concertos com o pai e, nessa mesma época, compôs o Hino Acadêmico das Faculdades de Direito.

Mais tocadas

Ouvir Carlos Gomes Ouvir

Biografia

Ver completa >
Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém do Pará, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi...

Discografia

Ver mais >

Fotos

Ver mais fotos >