×

Curiosidades sobre Castelo Ra-Tim-Bum

Enviar curiosidade >
  • A série foi exibida para toda a América Latina pelo Canal a cabo Nickelodeon entre 1999 e 2001.
  • O ator Luciano Amaral tornou-se apresentador de um programa de jogos no canal PlayTV.
  • Castelo Rá-Tim-Bum é um programa infantil de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura, e pela Rede Pública de Televisão. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum.
  • Tíbio (Tíbia) e Perônio são na verdade, dois ossos do esqueleto humano. Num espisódio em que eles estudam o esqueleto, eles mencionam os ossos como nome de parentes deles, como a prima Clavícula, o tio Carpo, etc.
  • Em 1999 o programa ganhou uma versão para os quadrinhos, dirigida e produzida pelo quadrinista Eder Araujo, publicada pela Editora Ação. Num formato experimental, pintada a pincel e com roteiros lúdicos e bem trabalhados; já no primeiro número vendeu quase 100 mil exemplares e bateu revistas tradicionais do gênero, como a da Turma da Mônica.
  • A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.
  • Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.
  • Castelo Rá-Tim-Bum foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o melhor programa infantil de 1994. Em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York. Em 1995 ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil.
  • Muitos telespectadores têm falado que o episódio em que o Nino e Etevaldo voltam ao tempo para buscar um manuscrito precioso para a família Stradivarius,não estava sendo exibido desde 1999. Mas a TV Cultura sempre reprisou os 90 episódios,sem se esquecer de nenhum e,com certeza,os telespectadores desatentos não viram a reprise do episódio,e alguns telespectadores que assistem às reprises diariamente têm dito que o episódio foi exibido em todos os anos.
  • O ator Wagner Bello, que interpretava o Etevaldo, faleceu durante as gravações da série. Por isso para substituí-lo, entrou a personagem Etcetera (Siomara Schroder).O ator descobriu que tinha AIDS e foi morar junto com as estrelas,assim como o seu personagem mais famoso.

Mais tocadas

Ouvir Castelo Ra-Tim-Bum Ouvir