×

Curiosidades sobre Ivone Lara

Enviar curiosidade >
  • Nos dias 30 e 31 de Agosto/2002, Dona Ivone Lara participou do Projeto do Ministério da Cultura "CLÁSSICOS DO SAMBA", em companhia dos cantores: Martinho da Vila. Eliane Farias e Jamelão, na cidade de Arhus na Dinamarca, no FESTIVAL DE ARHUS/2002, tendo na platéia uma convidada ilustre S. Majestade a Rainha da Dinamarca Margrethe II.
  • Em comemoração aos 50 anos de vida artística de Dona Ivone Lara dedicada ao samba, foi lançado em 97 o CD BODAS DE OURO, pela Sony Music, com a participação de vários convidados: Gilberto Gil, Beth Carvalho, Djavan, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Almir Guineto, Ara Ketu, Danilo Caymmi, Adryana Ribeiro, Isabel Filardis e Toni Garrido, Ataulpho Alves Jr. e Netinho (vocal do Negritude Jr.).
  • Dona Ivone Lara casou-se, em 1947, com Oscar Costa, filho do presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, e nesse mesmo ano fez um samba com o qual a escola desfilou - "Nasci para sofrer".
  • Ivone Lara estudou no colégio municipal Orsina da Fonseca, de onde saiu, com 17 anos, para morar na casa do tio, Dioniso Bento da Silva, pois seus pais já haviam falecido. O tio pertencia a um grupo de chorões, com ele aprendeu a tocar cavaquinho.
  • Dona Ivone Lara participou das rodas de samba do Teatro Opinião nos anos 60, vindo a gravar o primeiro disco apenas em 1978, quando se aposentou do ofício de enfermeira (trabalhou com Nise de Silveira no tratamento de doentes mentais).
  • Ivone Lara é madrinha da ala dos compositores da Império Serrano e desfila todo ano na ala das baianas. Seu repertório é composto na maioria de sambas românticos, dolentes ou de inspiração em suas raízes africanas.
  • No dia 26 de novembro/2002 Ivone Lara recebeu o Troféu do Premio Shell de Música/2002, com um grande show no Canecão, em reconhecimento aos 55 anos de carreira artística.
  • Ivone Lara apresentou-se em vários países da Europa, América do Norte e do Sul, África e Ásia.
  • Filha de família pobre, Dona Ivone passou a infância em um internato e estudou música com Lucila Guimarães, primeira esposa de Villa-Lobos, tendo cantado sob a regência do maestro.
  • Ivone Lara aprendeu a tocar cavaquinho e nos anos 40 mudou-se para a Mangueira, onde conheceu outros sambistas e freqüentou rodas de samba. No final da década juntou-se à escola de samba Império Serrano, para que compôs alguns sambas-enredos, como "Não Me Perguntes" (com Fuleiro) e "Os Cinco Bailes da Corte ou Os Cinco Bailes da História do Rio" (com Silas de Oliveira e Bacalhau).

Mais tocadas

Ouvir Ivone Lara Ouvir

Biografia

Ver completa >
Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1922) é uma cantora e compositora brasileira. Formada em Enfermagem, com especialização em Terapia Ocupacional, foi assistente social até se aposentar em 1977....

Fotos

Ver mais fotos >