×

Curiosidades sobre Milton Nascimento

Enviar curiosidade >
  • Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, filho de Maria Nascimento, uma empregada doméstica muito humilde, que foi mãe solteira. Tentou criar Milton, o registrou e o levou para a casa dos patrões, mas foi demitida e viu que não poderia criá-lo tamanha miséria a qual vivia.
  • "Sou fascinado pela minha família, acho que eu não poderia ter tido mais amor, educação e liberdade em nenhuma outra família no mundo. Eles moldaram a minha vida. Meu primeiro instrumento foi uma harmônica dada pela minha avó. Ela me deu um acordeão, e foi aí que minha vida musical começou" disse Milton Nascimento
  • Em novembro de 2006, saiu a primeira biografia dedicada ao músico, "Travessia - a vida de Milton Nascimento".
  • Milton Nascimento apresentou o álbum Novas Bossas a 18 de Julho de 2008 no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
  • Sofrendo muito, entregou o filho para um casal rico criar. Milton, então, foi adotado. Sua mãe adotiva, Líliam Silva Campos, era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.
  • Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina. Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995.
  • Milton Nascimento antes da fama era datilógrafo.
  • Além dos 70 anos de idade, o cantor e compositor comemora em 2012 diversas conquistas, entre elas os 50 anos de carreira , os 45 anos de seu disco de estreia, "Travessia", e os 40 anos do "Clube da Esquina". Tudo isso será condensado no DVD "Milton Nascimento - 50 Anos de Voz nas Estradas", que será gravado no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, em 25 de novembro.
  • O momento mais desicivo de sua longa carreira, foi quando o cantor Agostinho dos Santos inscreveu às escondidas três músicas suas no Festival Internacional da Canção de 1967.
  • Entre os amigos, Milton Nascimento é chamado de Bituca

Mais tocadas

Ouvir Milton Nascimento Ouvir