×

Curiosidades sobre Teixeirinha

Enviar curiosidade >
  • Nascido no interior do Rio Grande do Sul, Teixeirinha ficou órfão muito cedo e foi para Porto Alegre, onde trabalhou como ambulante, entregador, jornaleiro, carregador de malas. Depois de trabalhar seis anos como operador de máquinas no Departamento de Estradas de Rodagem decidiu dedicar-se à carreira artística como cantor, atuando em rádios do interior, em cidades como Lajeado, Estrela, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo.
  • Teixeirinha entregava as músicas para as gravadoras em uma fita-cassete. Os trabalhos que não eram aproveitados permaneceram inéditos. A valsa Meu Pedaço de Terra foi resgatada desse material por Teixeirinha Filho no CD Teixeirinha Filho - Canta Meu Povo. A faixa tem a participação especial de Teixeirinha Neto. O legado da família já está chegando a mais uma nova geração. Prestem atenção. Neto tem um trabalho que já está chamando a atenção.
  • Os chamamés da obra de Teixeirinha podem ser identificados como rasqueados paulistas, influência dos músicos que acompanhavam o artista nas gravações dos discos em São Paulo.
  • Teixeirinha foi radialista, apresentando um programa de rádio durante 20 anos. Em toda a carreira, gravou mais de 700 músicas de sua autoria, registradas em quase 50 LPs.
  • Teixeirinha atuou também em cinema, escrevendo o filme "Coração de Luto" em 1964 e participando como ator de "Motorista sem Limites", em 1969. Em seguida criou sua própria produtora, que lançou dez filmes.
  • O grande sucesso só veio em 1960, quando Teixeirinha gravou "Coração de Luto", que vendeu mais de um milhão de cópias. Mesmo com o estrondoso sucesso, o cantor não quis se mudar para São Paulo, e fixou residência em Porto Alegre. Trabalhou em circos, parques, teatros, cinemas e casas de espetáculos, e usava uma Kombi para excursionar pelo Brasil.

Mais tocadas

Ouvir Teixeirinha Ouvir