×

Biografia de 31knots

Formado em Chicago no ano de 1997 pelo guitarrista e vocalista Joe Haege, baxista Jay Winebrenner, e o baterista que em breve seria conhecido como Joe Kelly, 31Knots saiu de Portland onde eles começaram tocando em shows e escrevendo muito bem suas próprias músicas lançaram Climax/Anticlimax em 2000. 6 Meses depois 31Knots se viram assinando contrato com a Michigan-based label 54°40' or Fight! que em breve lançariam The Rehearsal Dinner. Nesse meio tempo a banda se tornou alvo de elogios no West Coast para blustery performances incluindo shows com Modest Mouse, California, e Owls.

Mas o 31Knots não era ainda o tão grande assim, mas muitos começaram a notá-los. As Criticas eram fantásticas pelo poder técnico tocado não apenas pelo ritmo da banda mas também pelo frenético toque da guitarra de Haegs.

Quando 31Knots entraram em um estúdio começaram tocando seu terceiro album em Agosto de 2002, Joe Kelly abruptamente, porém amigável, deixou a banda tendo gravado apenas quatro músicas. Jay Pellicci, que tinha gravado o disco com seu irmão Ian, concordou em ficar por trás. A banda retornou aos estúdios em Março de 2003 para completar It Was High Time to Escape. Com participação de Pellicci, o processo das músicas da banda descolou algo mais orientado, menos fragmentado com um resultado de melodias mais fortes.

No outono de 2004 31Knots lançou The Curse of the Longest Day no Japão e na Europa. Com uma atmosfera rotineira e instrumentação sortida, The Curse of the Longest Day ajudou por ele próprio, drasticamente o 31Knots, lançado como algo novo e excitante espreitava as periferias exteriores das músicas do disco. 31Knots enviou uma cópia para Polyvinyl e em semanas os dois aceitaram que não lançariam apenas nos países vizinhos, mas sim em todos o canto. The Curse of the Longest Day foi lançado de forma independente embora Polyvinyl em Julho de 2005 virou percusor do 31Knots totalmente, Talk Like Blood, se juntou em Outubro. 31knots viajou constantemente durante o resto de 2005 e 2006 em apoio da Talk Like Blood.

Em Novembro de 2006, 31Knots lançou Polemics. De acordo com Haege, "O disco representa a conclusão de dois ou mais pontos de vista, Eu soltei a minha mente até que a canção foi escrita." As canções desde trampolins para uma nova perspectiva de composição foi realizado em março de 2007 com o lançamento de The Days and Nights of Everything Anywhere.

Depois de The Days and Nights of Everything Anywhere, 31Knots retornaram para o estúdio para gravar Worried Well, sexto album da banda. Worried Well lançado em 2008 significava o retorno maduro, sons de trabalhos anteriores como o Curse of the Longest Day, que demonstra o som de uma banda que não sabe exatamente de onde veio, mas sabe onde quer chegar.

Em 2010, foi anunciado que Joe Haege se juntou a banda de Portland Menomena como um membro convidado e está trabalhando em seu album solo. Joe irá atuar em dois filmes: "A Film Guide To November Days" (previsto para Maio) e "The Story of Hurt," que ele também fará a trilha sonora.