×

Biografia de Alberto Cortez

Ele nasceu em 11 de março de 1940, em Rancul, uma cidade do Pampa.

Começou a estudar piano aos seis anos. Aos onze anos e compôs canções como "um cigarro, a chuva e você", composta muito mais tarde desempenhou o trio Los Panchos, entre outros.
Ele completou os seus estudos no ensino fundamental e se mudou para San Rafael, Mendoza, pode freqüentar a escola. Quando você terminar o ensino médio viajou para Buenos Aires, com a intenção de estudar Direito. Resta apenas um ano na faculdade, e decide se dedicar à música.

Após 20 anos, teve que entrar pro serviço militar obrigatório na mesma época que o convidaram para ir para a Europa com um grupo de música folk chamado "argentino Internacional de Balé e Show". Ele cantou e tocou guitarra com Hugo Dias e sua esposa, Juan Carlos Montero, Waldo de los Rios e um sexteto de dançarinos.
Sua estréia foi em uma aldeia na Bélgica, e depois que conhece um produtor musical que o convidou para gravar um álbum e continuar sua turnê européia. Durante a sua estada na Alemanha, sem dinheiro, então eles são abandonados por seus empregadores. Inicia a gravação de seu primeiro álbum em francês, alemão e italiano e, em 1961, decidiu tentar a sua sorte em Espanha. É assinada a permanecer com o qual Hispavox 2008.

Ele também começa a tocar grandes compositores como Atahualpa Yupanqui, Eduardo Falu, Davalos Jaime, Oscar Castro, Carlos Brito e P. Cladera. Viagens em 1969 pela primeira vez no México e continuar sua viagem à Argentina, onde eles relatam que ele teria que cumprir o serviço militar obrigatório, mesmo após dez anos de ausência. Desde 1977, na sequência de uma TV pública comercial argentina descobre e começa a perguntar sobre seu trabalho.
Em 05 de maio de 1994 começou uma turnê internacional, que apresenta shows com Facundo Cabral sobre "O que não invalida Cabral Cortez." Em janeiro de 1996, atuando em Mar del Plata, Alberto Cortez teve que passar por cirurgia devido a uma obstrução na carótida. Escreveu quatro livros, "Bagagem", "Eu sou um ser humano", "Armazém das Almas" e "do canto da alma."