×

Biografia de Aldacir Louro

Aldacir Evangelista de Mendonça
22/4/1926 Rio de Janeiro, RJ
15/6/1996 Rio de Janeiro, RJ

Compositor. Cantor. Instrumentista. Nasceu no bairro de Botafogo e morou em vários bairros do subúrbio carioca. Freqüentou desde cedo as escolas de samba Depois te Explico, Braço a Braço e Unidos da Tijuca, tocando tamborim. Começou como apresentador de músicas, contratado por compositores para mostrar composições destes para intérpretes da época. Como esta atividade lhe rendesse pouco dinheiro, resolveu tentar a sorte como autor e cantor profissional, por ser um bom intérprete de samba.

Sua primeira música gravada foi "Onde vamos morar", em parceria com Antonio Valentim dos Santos, interpretada por Zilá Fonseca, em 1946. Na época, a música lhe rendeu cerca de 20 cruzeiros, bem mais do que conseguia como apresentador. Embora não tivesse estudado música, tocava violão de ouvido e seus sambas tiveram uma certa repercussão na época.

Seu maior sucesso foi o samba "Recordar" (c/ Adolfo e Aluísio Martins). Era uma peça obrigatória em muitos carnavais, por ter-se tornado antológico, devido ao prêmio recebido no concurso carnavalesco de 1955.

Outros sucessos foram o samba "Cabeça prateada", em parceria com Edgar Cavalcanti e Anício Bichara, e a marcha-rancho "Trrim-trrim" (c/ Santos Garcia).

Como cantor, atuou em rádio e televisão, apresentando-se na década de 1950 em vários programas da Rádio Nacional e Rádio Mayrink Veiga.

Em 1956, lançou dois sambas no carnaval, muito executados em clubes cariocas e em coretos da cidade: "Trrim-trrim"e "Cabeça prateada".

Na década de 1960, Dora Lopes gravou "Nega Odete", parceria de ambos, no LP Enciclopédia da gíria.

Apresentou-se também em programas da TV Globo, sempre acompanhado de passistas e ritmistas.

De 1960 a 1963, participou dos seguintes programas da TV Tupi do Rio de Janeiro: "Bibi ao vivo" e "Programa Flávio Cavalcanti".

Em 1988, sua música "Recordar" foi gravada por Agepê no disco "Canto pra gente cantar".
Obra.