×

Biografia de Alfonso Herrera

Alfonso Herrera Rodríguez, ator e cantor nascido em 28 de agosto de 1983 no Distrito Federal, México, iniciou sua carreira artística no teatro dando vida às obras “Las Brujas de Salem”, “Cómo Matar a un Ruiseñor” e “Antígona”, realizadas entre 2001 e 2002. No entanto, Poncho — como é conhecido —, só ganhou visibilidade no meio com sua primeira participação no cinema ocorrida no filme “Amarte Duele” em 2002, onde viveu o vilão Francisco.

Por sua bela atuação no cinema, Poncho foi chamado por Pedro Damián, produtor e compositor mexicano, para fazer um teste para sua nova produção na Televisa, neste teste Alfonso conseguiu o papel de Juan David na novela “Clase 406” (2002-2003), que além de ser sua primeira telenovela foi uma das mais longas da emissora Televisa.

Já em 2004 devido ao grande sucesso, dedicação e talento demonstrados anteriormente, Alfonso foi chamado novamente por Pedro Damián para integrar, desta vez, ao elenco da novela “Rebelde” (2004), novela que conta com três temporadas e bateu recordes de audiência, se concretizando um dos maiores sucessos televisivos da última geração, onde Poncho deu vida a Miguel Arango, que faz par romântico com Mia Colluci interpretada por Anahí uma dos cinco outros protagonistas que mais tarde formaram a banda RBD surgida à partir da novela, a qual durou quatro anos e foi um verdadeiro fenômeno no mundo todo, mudando o cenário da música POP latina. A RBD vendeu mais de 18 milhões de cópias dos seus discos e realizou 5 turnês por inúmeros países de quase todos os continentes e em 2007 lançou um seriado denominado “RBD: La Familia”, o qual mostra o cotidiano do grupo, misturando ficção e realidade e cada um dos integrantes da banda interpreta a si mesmo, porém, mesmo com todo este sucesso alcançado, o fim da banda foi anunciado 15 de agosto de 2008.

Apesar do fim anunciado da sua banda, 2008 foi um ano muito produtivo para Alfonso Herrera, além de turnês realizadas com o grupo, ele estreou em março a peça “The Pillowman”, onde fez o personagem Michal, um jovem, deficiente mental, traumatizado com a violência imposta pelos seus pais na infância, foi um papel muito desafiador para Poncho que fez mais uma brilhante atuação.

Em setembro foi a vez de Poncho encarnar Léo Carral, doente terminal com Meduloblastoma na série “Terminales” co-produzida pelo Canal pago HBO juntamente com a Televisa do México. Para Alfonso esse papel foi mais um desafio de interpretação e segundo ele, pôde aprender bastante com esse personagem e dar mais valor a vida.

Em 21 de dezembro de 2008, realizou o último show junto à banda RBD em Madrid na Espanha, que marcou o fim da carreira como cantor de Poncho, já que o mesmo afirmou que não pretende voltar a cantar pois prefere a atuação.

No dia 25 de dezembro de 2008 ocorreu a estréia, em todos os cinemas do México, de seu primeiro filme como protagonista, “Volverte a Ver”, uma comédia romântica dirigida por Gustavo Garzón, muito bem elogiada pela crítica, onde Poncho interpreta Pablo, um carismático e brilhante estilista de uma renomada empresa do ramo da moda que se apaixona por uma locutora de rádio chamada “Mandala” e depois por Sófia ambas vividas por Ximena Herrera.

Para 2009, até o momento, há o lançamento do último CD com a banda RBD, programado para março e o início das gravações do longa-metragem “Te Presento a Laura”, nova produção cinematográfica da Bazooka Films.[1].

Em 2006 foi eleito pela revista Quién o homem mais sexy do México