×

Biografia de Associação Capoeira Lagoa Azul

A história da Associação Lagoa Azul Capoeira se confunde com a própria vida de João José da Silva, o Mestre João do Pulo. João começou a jogar capoeira em 1971 no Grupo Senzala, com o Mestre Camisa.

No auge da sua carreira ficou conhecido por seus incríveis saltos e assim acabou recebendo o apelido de João do Pulo.

Quando Mestre Camisa deixou o grupo Senzala para criar seu próprio grupo, João passou a treinar com Mestre Caio, também da Senzala. Nesta época, numa apresentação solo do grupo João cai e se machuca gravemente, ficando impossibilitado de jogar capoeira por alguns anos. Muitos acreditaram que sua carreira na luta estava encerrada.

Mas com determinação, aos 19 anos, João deu inicio a uma lenta fase de recuperação e começou a trabalhar com Mestre Caio. Embora ainda impossibilitado de jogar Capoeira, João participava das aulas tocando instrumentos e acompanhando o desenvolvimento dos alunos.

A medida que sua recuperação avançava João do Pulo começou a dar aulas no colégio André Mourrois, na Gávea, e no Clube Piraquê, na Lagoa. Foi neste período que Mestre Caio lhe passou a corda verde, e com Mestre Garrincha pegou a roxa e a marrom, de contra-mestre.

Em 1991 decidiu formar um grupo independente e escolhe as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas como seu local de trabalho, passando a dar aulas ao ar livre próximo ao Jockey Clube. Em 1992 os alunos já eram tantos que eram necessários dois horários por dia para as aulas.

O nome do grupo veio depois, como sugestão de um de seus alunos, o Luis Cantador. A quadra onde treinavam tinha o chão pintado de azul e a tinta passava para o corpo e a roupa dos alunos, deixando todos sujos de azul ao final dos treinos. Assim surgiu a idéia, o grupo adota o nome Lagoa Azul.

Com o tempo, o novo grupo cresce no cenário nacional da Capoeira. Em 1993 o Lagoa Azul participou de um curso ministrado por Mestre Mão Branca, com presença de grandes nomes da capoeira como os Mestres Boneco, Paulinho Sabiá, Gato, Marrom, Paulão do Ceará, entre outros.

Ainda nos anos 90, Mestre João do Pulo realizou uma viagem de 3 meses à Europa. Lá se encontrou com Grilo e Paulinho Boa Vida, dando cursos na Holanda, Alemanha, Bélgica e França.

Em 2001, em um grande evento com a presença de reconhecidos nomes da capoeira, João recebeu de Mestre Mendonça a corda vermelha e com ela o título de Mestre de Capoeira.

Hoje em dia, o Mestre João do Pulo realiza um sólido trabalho com a Associação Lagoa Azul Capoeira respeitando a história e as tradições dessa arte-luta brasileira. É muito querido por seus alunos e seu nome é reconhecido por amigos e capoeiristas de todo o Brasil e do exterior.