×

Biografia de Bamdamel

Como a maioria das bandas baianas, a BamdaMel nasceu em 1984 devido ao sucesso do Bloco Mel, que desfilava no carnaval da cidade. Com 15 discos gravados, o grupo foi o pioneiro no estilo samba-reggae. O primeiro LP, “Força Interior”, foi gravado em 1987 e teve como sucesso as músicas “Faraó” e “Ladeira do Pelô”. O disco “E Lá Vou Eu” foi lançado em 1988 e a música título, que era um protesto ao Olodum, estourou nas paradas de sucesso, fazendo com que a banda ganhasse disco de ouro e de platina.

Em 1989, a banda lançou o terceiro trabalho “Mel do Brasil” e contratou a vocalista Alobêned Ayram, acompanhada por Joka Barreto, também no vocal, Jailton Dantas no baixo, Guto Guitar na guitarra e Dito Régis na percussão. Em 1990, a banda lançou o disco “Prefixo de Verão”, que se tornou o hino do carnaval baiano de 1991, ganhando disco ouro e platina novamente. Consagrada em todo o País como uma das principais bandas de axé music, em 1992 chegou ao mercado o disco “Negra”, que vendeu 300 mil cópias e teve como grande sucesso a música “Baianidade Nagô”, tocada até hoje em rádios e cantada em shows da banda e até por outros intérpretes.

O CD lançado em 1993, “Mãe Preta”, misturou ritmos caribenhos, latinos e africanos e é considerado um dos melhores trabalhos da BamdaMel. Em 1994, o grupo lançou “O Pulo da Gata”, que trouxe música romântica no repertório. O ano de 1995 foi marcado pelo lançamento de “Todo Mundo Dança” e, 1996, por “Alegria”. O disco gravado em 1997, “Jeitinho de Dançar”, veio com regravações em algumas de suas faixas.

Com grandes sucessos musicais em todo o Brasil, em 1998, a BamdaMel lançou a primeira coletânea, “Ao Vivo I”, que também trouxe músicas sertanejas e pagodes, entre eles “Prefixo de Verão”, “Crença e Fé”, “Dança da Vassoura” e “Festa de Rodeio”. Em 1999, chegou ao mercado “Ao Vivo II”, que seguiu o mesmo estilo do primeiro e também seu sucesso. Depois da turnê do disco “Ao Vivo II”, a vocalista Alobêned saiu da banda para seguir carreira solo.

Com os vocais comandados por Joka, em 2000 a banda lançou “Pra te Balançar” através de uma gravadora independente. Sem conseguir alcançar o sucesso anterior, em 2002 a banda contratou uma nova vocalista, Adriana, e lançou seu terceiro trabalho ao vivo, “Ao Vivo III – Nossa História”.
A carreira da BamdaMel é uma das mais bem sucedidas da história da Bahia. O grupo chegou a fazer shows nos EUA, países da Europa e da América Latina, além do Japão e da participação no Festival de Mountrex, na Suíça.

O grupo que já teve três versões para seu nome - Banda Mel, Bamda Mel e agora BamdaMel – lançou uma coletânea em 2005 com os maiores sucessos da trajetória da banda. A coletânea recebeu o nome de “Best of Bamdamel” e contou com grandes sucessos de público como “Baianidade Nagô”, “Bateu Saudade”, “Carnafolia” e “Quero Fazer Amor com Você”.