×

Biografia de Banda de Pau e Corda

Banda de Pau e Corda, conjunto pernambucano, existe há trinta e cinco anos. Durante todo esse tempo já fez vários shows, lançou diversos discos, e tem mostrado por este Brasil afora as suas melodias, poesias e arranjos apoiados nas nossas raízes, contribuindo, assim, para que Pernambuco se mantenha com a imagem que tem: ser o maior celeiro cultural do nosso País.

A Banda já lançou quinze discos, os quais tiveram abrangência nacional e mereceram comentários elogiosos da crítica pertencente aos mais importantes jornais e revistas deste País. Todos os discos trazem músicas que falam das tradições e realidade, merecendo destaque tanto o lado social como o lado cultural. As músicas, trabalhadas nos arranjos da Banda de forma a mostrar ao público a riqueza de ritmos que há em Pernambuco, renovam-se e somam-se, a cada disco gravado, ao acervo cultural deste Estado.

O sociólogo Gilberto Freire, em 1973, escreveu na contracapa do primeiro disco da Banda de Pau e corda: "O novo e admirável grupo de jovens do Recife que cantam sua poesia acompanhada de música, os jovens da Banda de Pau e Corda, cantam pelo Nordeste de sempre. É novo e é de sempre. Todo um conjunto marcado pelo amor às águas e às mulheres do Nordeste, sem que sejam esquecidos Vitalinos e Caruarus tão das terras menos úmidas, mas também tão nordestinas, desta parte do Brasil. Um Brasil, este, o Nordeste, de onde tem brotado tanta música junto com tanta poesia".

O renomado Lula Cardoso Ayres, com sua pintura a óleo, também ilustrou a capa do primeiro LP da Banda.