×

Biografia de Banda Khorus

A Banda Khorus (2009), com 8 anos de estrada, é considerada uma das melhores bandas RockGospel do Brasil. Por 3 anos consecutivos foi indicado em duas categorias do "Troféu Talento!"(Melhor Premiação da Música Gospel do Brasil). Sempre como "Melhor Banda" e "Melhor Álbum de Rock".
A banda tem a seguinte Formação: Pr. Toninho Rondow ( Líder e Vocalista), Eliah Oliver (Vocalista), Thiago Vieira (Bateria), Juninho ( Guitarra).

O Khorus surgiu em 2001, aproveitando a falta de opções musicais para os jovens e adolescentes evangélicos. Toninho percebeu essa carência em pleno Rock in Rio III, quando, na noite teen – que teve shows de Nsync, Aaron Carter e Sandy e Junior, entre outros –, acordou e, ao ligar a televisão, descobriu que aquela era a noite mais concorrida do festival. Foi nesse momento que perceberam que no meio evangélico não tinha banda similar e isso seria usado como estratégia para evangelização.

Do Rock in Rio III à atual formação da banda, o caminho foi longo e cheio de obstáculos. O primeiro foi musical. Ex-roqueiros gospel, Toninho e Marcelo formaram o Khorus e gravaram um CD com dez faixas. O trabalho acabou chegando às mãos de Cláudia Fonte, diretora da Zekap, que sugeriu regravá-lo.

Os dois, então, partiram à busca de outros componentes que aceitassem o desafio. Chegaram à cantora evangélica e professora de canto Alessandra Rangel, que lhes apresentou dois de seus alunos: Paulinho, membro do coral de sua igreja, e Junior, cantor de soul e hip-hop. Enquanto o primeiro, fã de música pop, aceitou o convite na hora, o segundo relutou um pouco. Toninho teve a idéia de criar o Khorus na noite teen do Rock in Rio III, em 2001


Para Toninho, Deus fez do Khorus um ministério, em que um integrante completa o outro. Um outro desafio que o grupo procura vencer dia a dia é o preconceito dos crentes mais tradicionais, que associam o Khorus às bandas seculares. Junior afirma que a música cantada fora das igrejas serve apenas como laboratório para que o quarteto possa retirar novas concepções musicais que atraiam os jovens, principalmente os que não são evangélicos.

Com as bênçãos de seus pastores, o quarteto tem levado sua música a todos os cantos do Brasil, tocando em igrejas, fazendo shows e divulgando o disco em rádios. Com isso, é cada vez maior o número de fãs do Khorus. E não só entre os jovens. “Em Teresópolis, um senhor, aparentando uns 60 anos, nos pediu uma dedicatória no CD. Eu perguntei se era para a filha ou para o filho dele, e o senhor respondeu que era para ele, pois havia gostado muito do CD.

Isso é interessante porque nós fizemos o disco com o propósito de chegar aos jovens e adolescentes, mas estamos atingindo uma outra faixa etária, que nós nem esperávamos. E isso vem fortalecendo nosso trabalho”, comemora Toninho.

O aumento dos convites está fazendo com que Toninho, Marcelo e Junior – que trabalham como radialista, vendedor e professor de canto, respectivamente, além de produzirem jingles – sonhem em dedicar-se exclusivamente à banda.

Assim surgiu o Khorus, que vem do inglês chorus". Pela confusão na hora de pronunciar o nome da banda, o grupo optou pela grafia com ‘k’. “Se o coro ou refrão é a parte mais importante da música, queremos passar o melhor de Deus em nossas vidas para as pessoas que ouvem as nossas músicas”, diz Toninho.

Como cantam e dançam em suas apresentações, a banda foi comparada às boy bands seculares, como Backstreet Boys, entre outras. Mas isso não é problema para o quarteto.

Formado pelos capixabas Toninho , Marcelo , Junior e Paulinho, o grupo Khorus lançou seu primeiro CD, Igual Não Há (Zekap), cujas 10 faixas remetem à música pop que tornou nomes como Britney Spears e Sandy e Junior ídolos dos adolescentes.

Músicos, os integrantes do Khorus decidiram abandonar seus instrumentos e vêm se apresentando em igrejas e eventos de todo o Brasil cantando e dançando, com uma banda de apoio. Mas não esqueceram o lado de compositores.

Sete faixas do disco são autorais: Além do Céu, a música de trabalho (em parceria com Renata), Ocasiões, Aprendi, Fotografia, O Quê Que Há, Barreiras e Filho Pródigo (com Thiago e Renata).

Já Amor de Deus e Igual Não Há são versões de I’ll Be Your Everything, do grupo americano Youngstown, e I Do I, de Steve Reisch, vocalista do também americano A Capela. Primeiro Amor, de Davi Duarte, completa o CD, que é produzido por Val Martins.