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Biografia de Carmen Cavallaro

Com competência técnica e sensibilidade, Carmen Cavallaro, o Poeta do Piano encanta a todos os apreciadores da boa música instrumental, com belíssimas interpretações de páginas imortais da música mundial, como: Warshaw Concert, Noturno em Mi Bemol, Aquarela do Brasil, Carinhoso, dentre outras.

Carmen Cavallaro, apesar do nome latino, nasceu, em 05/04/1913, na cidade de Nova Iorque e nela foi criado. Era filho de italianos originários da Sicília, os quais, como bons italianos, amavam a música.

Sua vocação musical muito precocemente começou a ser notada. Tinha apenas 3 anos de idade quando começou a bater nas teclas de um piano de brinquedo. Seus pais não perdem tempo e o encaminham, assim que fez 5 anos, a um bom professor e a escolas de música, uma delas a De Witt Clinton High School, na qual tocaria na orquestra dos alunos.

Com 16 anos já ganhava algum dinheiro em conjuntos, reuniões sociais e igrejas. Planejava tornar-se um concertista clássico.

Assim, com 17 anos, depois de 12 anos de estudos, vai para a Europa aperfeiçoar-se no seu instrumento, o piano. Na Europa permanece algum tempo, chegando a se apresentar em várias capitais.

Na volta aos Estados Unidos, resolve deixar a música dos grandes mestres, seduzido pelos novos ritmos populares e pela maior possibilidade de ganhar a vida. Essa transição se faz naturalmente, visto que, além do domínio da técnica, tinha facilidade em passar do clássico ao popular. Aliás, conseguiria conciliar ambos durante toda a sua carreira.

Nos anos que se seguiram é pianista de famosas orquestras: Ruddy Valee, Abe Lyman, Al Kavelin (1933 a 1937) e Enrique Madriguera.

Em 1939, experiente e talentoso, já podia formar sua própria orquestra. Reuniu então 9 jovens músicos e com eles criou um estilo natural e revolucionário. Além de regente, era o arranjador e o pianista da mesma.

Nesse mesmo ano de 1939, abre a temporada do Hotel Riviera de Bem Marden, em Nova Iorque.

Em 1940 cumpre temporada de 6 meses no Hotel Staller de Saint Louis, ponto de partida para um giro por diversos hotéis de vários Estados Americanos.

Quando grava Enlloró (Voodoo Moon), pouco conhecido número cubano, na Decca Records, consegue vender um milhão de cópias, com isso podendo entrar no seleto Million Record Club.

Também lançou, no rádio americano, o Concerto de Varsóvia do inglês Richard Addinsell, na faixa 1 deste CD, que alcançou grande popularidade.

Quando a apresentou, pela primeira vez, no Teatro Strand de Nova Iorque, foi alvo de uma memorável ovação da platéia.

Os sucessos da orquestra de suas apresentações pessoais e nas gravações, fizeram com que fosse chamado pelo cinema, tendo trabalhado nos filmes Um Sonho em Hollywood (Hollywood Canteeen), da Warner Bros., em 1944; Mulheres e Diamantes (Billy Rose’s Diamond Horseshoe), da 20th Century Fox, em 1945; Do Outro Mundo (Out of This World), da Paramount, em 1945; Um Sonho e Uma Canção (The Time, The Place and The Girl), da Warner Bros., em 1946; Melodia Imortal (The Eddie Duchin Story), da Colúmbia, em 1956. Neste último, Tyrone Power, que fazia o papel de Eddie Duchin, dubla o piano de Cavallaro.

Cavallaro alcançou primeiros lugares nas parada, de 1946 a 1948, com seus álbuns na Decca Records. Mesmo assim, em 1950, resolve dissolver sua orquestra e passar a atuar exclusivamente como pianista solo.

Com isso, passou a ter mais liberdade e flexibilidade em suas interpretações, podendo destacar ainda mais seu talento e versatilidade. Os locais mais elegantes e importantes continuaram a abrir seus salões para ele, como o Embers e o Hotel Waldorf-Astoria em, Nova Iorque, o Palmer House de Chicago e o Cocoanut Grove de Los Angeles.

Faleceu em 1989 de cancer.