×

Biografia de Carolina Diz

O quarteto mineiro composto por César Gilcevi (bateria/letras) Dennis Martins (baixo) Fernando Prates (guitarra) Humberto Teixeira (voz, guitarra), forma a banda Carolina Diz. O principal mérito da banda está em fazer algo completamente autoral e autêntico.

A banda "Carolina Diz", considerada uma das novidades mais interessantes no cenário rock and roll, surge no mercado fonografico como uma banda de músicos poéticos.

Carolina Diz, faz o estilo Guitar band com letras poéticas, nasceu em Belo Horizonte em 2002/2003 com o baterista César Gilcevi e a guitarra de Humberto Teixeira.

O guitarrista Fernando Prates juntou-se a dupla e lançaram a demo 'Se Perder' (2004). Depois, Dennis Martins completa o grupo que no mês de março estreia seu cd "Crônicas do Amanhecer".

A obra do Carolina Diz já esta sendo reconhecida por diversos meios de comunicaçao.

Em 02 de fevereiro de 2008, Arthur G. Couto Duarte, escritor de uma sessao cultural do jornal Estado de Minas, fez uma crítica às letras de César Gilcevi comparando-o a um poeta do rock nacional.

Segundo Bruno Dias da revista RollingStone,a música possue "o inconfundível teor" de "letras, densas e pesadas" que refletem a formaçao musical dos membros e principalmente do autor, escritor César.

Sedimentando suas influências em sonoridades que passam pela zoeira desleixada dos Stooges e dos Pixies, até nomes do rock contemporâneo como Radiohead e Placebo, Carolina Diz ganha ainda maior densidade ao se valer do legado de poetas-cantores como Leonard Cohen, Renato Russo, Lou Reed e Morrissey.

César Gilcevi, letrista do grupo, através de uma consistência rara e sincera, cria um temário que abarca conflitos e aventuras amorosas, os personagens urbanos e a contestação social, convidando-nos a adentrar em seus relatos, pequenas fotografias das relações humanas nas grandes cidades.

“Se Perder”, seu cd-demo de estréia, gravado de forma totalmente independente, traz em suas dez faixas uma leitura refinada da moderna Belo Horizonte e tem recebido elogios de pessoas como Arthur G. Couto Duarte (crítico do jornal “Estado de Minas”/Revista Bizz), Edgar Piccoli (VJ da MTV), Humberto Finatti (Revista Dynamite/Rolling Stone) e do Programa Alto falante.

Também foi indicada ao Prêmio da revista Laboratório Pop – Melhores de 2005 nas categorias Banda Revelação e Melhor CD Independente, concorrendo com nomes como Lobão, Cachorro Grande, entre outros.

Carolina Diz também participou do Projeto Conexão Telemig Celular de Música – Novos Movimentos na Música Mineira 2004 e do festival Calango(MT) em 2007.

Influências
Stooges, Placebo, Velvet Underground, Afghan Whigs, Lou Reed, Sergio Sampaio.