×

Biografia de Centinex

Centinex (SWE) - Death Metal

O Centinex iniciou suas atividades no final do ano de 1990, na Suécia, tendo passado por inúmeras formações no decorrer dos anos, e mantendo como único integrante remanescente daquela época o baixista Martin Schulman. Passado um ano, gravam sua primeira demo-tape, intitulada "End Of Life", que abriria caminho para a gravação de seu primeiro CD, o "Subconscious Lobotomy", lançado em outubro de 1992 numa tiragem limitada de 1.000 cópias. Em 1993 e 1994, lançam respectivamente um promo-tape, o "Under The Blackened Sky", e um EP em cassete, o "Transcend The Dark Chaos", e com isto estendem suas turnês para outros países além da Suécia, principalmente Finlândia e Polônia.

No ano seguinte, com a saída do baterista, resolvem adotar uma bateria eletrônica, com a qual gravam três faixas inéditas, que são reunidas com todo o material do "Trancend..." e uma faixa do "Under...", para compor seu segundo CD, o "Malleus Maleficarum", que seria editado em abril de 1996. E em outubro, iniciam as gravações de seu sucessor, o "Reflections", lançado em março do outro ano.

No final de 1997 a banda assina com a Repulse Records, e no ano seguinte, já contando com Johan Jansson (ex-Hatred) nos vocais e Jonas Kjellgren (que atua também como vocalista do Carnal Forge) na guitarra, registra o "Reborn Through Flames", que seria seguido por uma turnê européia, com shows na Alemanha, Espanha, Portugal e Holanda.

Em 1999, é editado o primeiro vídeo da banda, o "Repulsive Tour '98", gravado em Madrid (Espanha) no ano anterior, numa turnê juntamente com o Anasarca e Stratuz. E em julho, a banda finalmente adota um baterista "de carne e osso": Kennet Englund, egresso do Moondark. Neste mesmo período, são remixados os álbuns "Subconscious Lobotomy" e "Malleus Maleficarum", que devido a problemas legais acabam não sendo relançados.

Em 2000, fazem diversas aparições em festivais europeus, e gravam o "Hellbrigade", que seria editado em setembro na Europa pela Repulse, e no ano seguinte lançado mundialmente através da Candlelight Records, que o licenciaria para ser distribuído por outras gravadoras nos três continentes (incluindo a Picoroco Records, na América Latina).

Ainda em 2001 a banda faz sua primeira turnê pelos EUA, e grava mais um álbum, o "Diabolical Desolation", com lançamento previsto para o início de 2002. Em novembro, com a saída do guitarrista Kenneth Wiklund, que estava com o grupo desde meados da década de 90, anunciam que vão prosseguir com quatro integrantes.