×

Biografia de Charley Patton

Charlie Patton mais conhecido como Charley Patton (Mississipi, 1 de maio de 1891 - Heathman-Dedham, 28 de abril de 1934) é um dos mais conhecidos músicos norte-americano de delta blues.

Ele é considerado por muitos como o "pai do delta blues" e por isso uma das figuras mais antigas da música popular dos Estados Unidos.

Patton, que nasceu em Hinds County, Mississipi, perto de Edwards, mas viveu grande parte de sua vida em Sunflower County, no Delta do Mississipi. Várias fontes dizem que nasceu em 1891, mas ainda há dúvidas sobre isso. Em 1900, entretanto, sua família viajou 160km ao norte para a legendária Dockery Plantation, uma fazenda perto de Ruleville, Mississipi. Foi lá que John Lee Hooker e Howlin’ Wolf aprenderam com Patton. Lá também que Robert Johnson tocou sua primeira guitarra. O violão que Patton ultilizava era um Stromberg-Voisinet. Na Dockery, Charlie ficou sob a tutela de Henry Sloan, que tinha um novo, incomum estilo de tocar música o qual hoje seria considerado o “blues primitivo”. Charlie aprendeu com Sloan, e por volta dos 19 anos ele era um talentoso artista e compositor, tendo escrito Pony Blues - uma música que iria ser um ícona duma era. Ele era extremamente popular no sul dos Estados Unidos, e em contraste dos músicos itinerantes da sua época - foi convidado para tocar em plantações e tavernas. Muito antes de Jimi Hendrix impressionar sua platéia com seu estiloso modo de tocar guitarra, Patton ganhou notoriedade por ser um “showman”, frequentemente tocando-a de joelhos, atrás de sua cabeça, e nas suas costas.