Biografia de Chico Saratt

Francisco Carlos Trindade Saratt, conhecido como Chico Saratt é cantor, compositor , instrumentista, produtor cultural cadastrado na Lic em 11/02/2005, acadêmico do curso de Direito da Uniritter – POA, natural de São Borja, radicado em Porto Alegre desde 1984.

Começou a carreira de músico ao lado do cantor e compositor Mário Bárbara nos festivais estudantis e nativistas do RS, tendo vencido a maioria, entre eles destaque para a conquista da Calhandra de Ouro na Califórnia da canção de 1998. Participante ativo no meio artístico cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, onde atuou até trocar sua residência para Espanha (Madrid) em 1989, em 1990 e 1991 permaneceu na Europa vivendo em Montreux e difundindo nossa música regional e brasileira no velho mundo.

Fazendo parte por dois anos seguidos do júri outsider do festival de Montreux por dois anos, que triava bandas e grupos para participarem das programações paralelas daquele festival. Em 1997 retorna à Europa onde grava o CD “do Sul do Brasil” pela gravadora Movieplay, CD lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal.]

Em 1998 é o vencedor da melhor canção do ano escolhida pelo governo do estado do RS coroado com o prêmio Troféu Vitória do estado do Rio Grande do Sul. Em 2002 assumiu a produção do projeto Mateadas na TV Assembléia da Assembléia legislativa do Rio Grande do sul.

Em 2003 assumiu a direção do estúdio público do Estado “estúdio Cezar Escoto” localizado na Fundação Instituto Gaucho de Tradição e Folclore do RS. Em 2004 é o diretor de eventos culturais da ALERGS. Em 2005 assumiu a direção do Auditório Araújo Vianna da Prefeitura municipal de Porto Alegre,

Em 2006 é um dos idealizadores e o coordenador artístico do 1º Festival de Inverno de Porto Alegre sendo também o coordenador artístico do festival. Ainda em 2006 produziu o CD Hino de Porto Alegre numa parceria da Procempa e da SMC.

Em 2007 assumiu a direção do Teatro de Câmara Túlio Piva de Porto Alegre. Em novembro de 2007 foi condecorado pela Câmara municipal de Porto Alegre o prêmio “Lupcinio Rodrigues de música” depois de excursionar ao lado de Renato Borghetti pela Europa em duas turnês incluindo os países do leste europeu (Polônia, República Tcheca e Ucrânia)

Em 2008 excursionou pelo país na turnê do grupo os Angueras, “festival da barranca um comício de espíritos,” ao lado do virtuoso instrumentista Yamandú Costa e de Renato Borghetti. Foi membro da CAS do premiado FUMPROARTE da secretaria da cultura de Porto Alegre nos anos de 2006, 2007, 2008, e 2009, tendo sido relator de mais de 50 projetos daquele fundo.

Um dos integrantes do grupo de formação e criação da lei de incentivo municipal da cultura de porto Alegre
Atualmente faz parte de uma das formações da banda do acordeonista Renato Borghetti sendo o cantor da banda.

Autor e coordenador do projeto ponto de Cultura Estúdio público de gravação Araujo Vianna, convênio entre Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, projeto este que tem por objetivo proporcionar gravações de CD’s e DVD’s de artistas das comunidades carentes.

Integrante do grupo redador do ante-projeto de lei de incentivo a cultura de Porto Alegre que Dispõe sobre incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, no âmbito do Município de Porto Alegre ao lado de Marley Danckwardt (SATED-RS), Pedro Figueiredo e Moyses Lopes (Forum Permanente de Música do RS), Daniel Bender Ludwig, Laura Lautert e Cícero Aragon (FUNDACINE), Paulo Antônio da Costa (Federação Gaúcha de Capoeira), e Álvaro Santi (SMC).

Pelo SESC ao lado do escritor Sergio Napp desenvolveu a palestra intitulada “O SOM DO SUL”,(em anexo) uma espécie de Workshop, com a história da música do Rio Grande do Sul narrada por Sergio Napp e ilustrada musicalmente por Chico Saratt. Já apresentada para dezenas de cidades em suas feiras do livro. Dentre elas, Bento Gonçalves, Bagé, Torres, Veranópolis, Rio Grande, Rio Pardo, Pelotas entre outras.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.