×

Biografia de Chiko Queiroga & Antônio Rogério

Chiko Queiroga e Antonio Rogério são profissionais ativos como compositores e interpretes de Aracaju para o Brasil e para o mundo por mais de 20 anos.Ambos foram profissionalmente graduados em violão e canto pelo conservatóriode música de Sergipe/Brasil.

Após vários anos cada um com a sua carreira solo, eles se juntaram em 1998 e formaram uma dupla de muito sucesso. participaram do troféu Caymmi / Salvador (BA) (melhor interprete em 1992); Projeto Pinxiguinha (AJU-SE 1988) junto com Jerry Adriane; Pinxigão (1989) (Sul do país) junto com Biafra;Pixinguinha-2004 (sudeste,centro-oeste e norte do Brasil) e Festival Festa da música brasileira (RJ). Em julho de 2005 foram convidados para integrar a caravana 8 do projeto Pixinguinha em homenagem ao ano do Brasil na França no espaço Brasil/França no “correau du temple” –Paris ao lado de Nelson sargento,Áurea Martins e Arismar do Espírito santo

A partir de 1998, a dupla lançou sete álbuns de cds: "Chiko Queiroga e Antonio Rogério ao vivo" (1998); "Folia de São João"(2001); "Canta-SE" (2003) cordas vocais(2004),C’lareou vol.l e vol.ll, ”Chiko Queiroga e Antonio Rogério dez anos” e mais recente com o fomento da Funarte e Ministério da Cultura intitulado “ Acompanhando o Sol”.

Entre 1999 e 2009, foram aos Estados Unidos por oito vezes representar Sergipe e o Brasil no maior fetival de jazz do mundo (New Orleans Jazz Festival – Louisiana-USA) ao lado de Paul Simon, B.B. King, All Jeraul, Jaymes Teylor e Sting. Entre outros. Participaram também de outros festivais como French Quarte festival(USA) ,Alabama fest (USA), Fest for all – baton rouge - USA e River fest – Alexandria - USA.


Em junho de 2004 foram participar do IGA Jazz Fest - Festival de Jazz do Instituto Guatemalteco Americano (Guatemala – América Central) junto com a harpista americana Patrice Fisher. Em 2006 e 2007 fizeram uma turnê pela Guatemala, Honduras, USA e Brasil no projeto musica das três Américas ao lado da harpista americana Patrice Fisher, percussionista Lennin Fernandes e o violinista hondurenho Agel Rios.


A trajetória musical de Chiko Queiroga e Antonio Rogério vem sendo construída com muita garra. E a consagração de seus trabalhos data desde os idos de 1984. Juntos detêm um grande potencial artístico. Eles tocam,interpretam e compõe belíssimas canções nos seus mais variados gêneros,caracterizando um estilo próprio, versátil e sutil dentro do que há demelhor na boa música popular brasileira.

Com vasta experiência, Chiko e Rogério, personalizaram a música e a arte sergipana/BRASILEIRA criaram um perfil altamente enraizado nas tradições nordestinas, mas sobretudo, dentro de um contexto universal.