×

Biografia de Christiano Dortas

"Na vida tudo pode me inspirar: um sorriso, uma história, um livro, uma música, mas as pessoas são as maiores inspirações que tenho". [ Christiano Dortas ]

Christiano Dortas, nasceu em 25 de janeiro de 1981, no tradicional bairro carioca do Catete. Aquariano, Christiano adora liberdade, tem um espírito revolucionário e não tolera injustiças sociais.

Começou a estudar música bem jovem, aos 8 anos de idade, e o piano foi o seu primeiro contato com a música. Após essa primeira iniciativa musical, passou por várias tentativas de adaptação a outros instrumentos do conservatório de música onde estudou, até chegar às aulas de violão, com o professor Wagner Bittencourt, aos 16 anos.

"Aprendi a tocar chorinho e algumas músicas que gostava, dentre elas Ponteado Nordestino do Maestro Guerra Peixe, com o professor Wagner, pois, no conservatório, eu ficava muito preso a escalas e teorias e o que eu queria, mesmo, era tocar as músicas que gostava."

Introspectivo, muitas vezes, o músico e poeta, tricolor de coração, adora escrever sobre o que pensa e sente. Acredita que essa é a melhor forma de se expressar.

A literatura sempre esteve presente na vida de Christiano, que costuma variar o seu gosto literário por diversos temas, dentre os quais estão listados: marketing, espiritualidade, filosofia, literatura brasileira, biografias, etc. Christiano tem a biografia de Mahatima Gandhi, como a mais marcante e especial que já lera.

"Considero Gandhi um homem de grande alma e isso é inspirador."

Em 1998, Christiano inicia no território musical com a banda underground Sifuhanks, onde adquiriu toda a sua maturidade musical e experiência de palco no decorrer dos 5 anos em que foi vocalista. Na música, sofreu influências do rock, reggae, rap, pop music e de alguns artistas da MPB.

"Na minha casa se escuta de tudo, acho que isso foi bom, pois tive a oportunidade de selecionar bem antes de decidir o que eu realmente queria tocar. Hoje, não me apego a qualquer estilo musical, estou aberto a novos sons e ideais. Acredito que a música tem a capacidade de nos transportar, de nos unir, de transmutar estados psicológicos. Música também é psicologia. A música mudou a minha vida."

O músico, cantor e poeta acaba de lançar o seu mais novo Cd: "Mutação". Vamos aguardar outras novidades!!