×

Biografia de David Ruffin

David Ruffin foi um cantor soul americano famoso por seu trabalho como um dos vocalistas do The Temptations
1964-1968 (ou o grupo de "Classic Five", como ficou conhecido mais tarde).

Conhecido por sua voz rouca e de um tenor único, Ruffin foi classificado como um dos 100 maiores cantores de todos os tempos pela Rolling Stone, em 2008. E introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, em 1989, por seu trabalho com o Temptations.

David Eli Ruffin mais conhecido como David Ruffin nasceu no dia 18 de janeiro de 1941, em Whynot, Mississippi, E.U.A. e faleceu no dia 1 de junho de 1991, na Filadélfia, Pensilvânia, E.U.A.

David Ruffin era um dos vocalistas mais famosos que surgiram a partir da estabilidade da Motown Records.

Ele era o irmão mais novo do Jimmy Ruffin e primo de Melvin Franklin de The Temptations.

David era filho de Eli um ministro Batista e Ophelia Ruffin, (que faleceu pouco tempo depois do nascimento de David) Seu pai contraiu novas núpcias em 1942 com a professora Earline. David com seus irmãos mais velhos, Quincy e Jimmy, e irmã Rita Mae o pai e a madrasta viajaram com Mahalia Jackson e The Five Blind Boys of Mississippi, entre outros, para realizarem shows gospel.

Ruffin cantava no coro da Igreja Metodista Mount Salem, fazendo shows de talentos, onde quer que pudesse. Em 1955, com quatorze anos, ele deixou sua casa, a tutela dos pais, e foi para Memphis, com o objetivo de prosseguir seu ministério.

Foi em viagens que o adolescente Ruffin conheceu as personalidades mais populares como Elvis Presley, Little Richard, Bobby Womack, The Staple Singers, The Swan Silvertones e os Dixie Hummingbirds. David começou sua carreira cantando com o grupo gospel do Dixie Nightingales.

Depois que alguns de seus ídolos como Sam Cooke e Wilson Jackie deixaram da música gospel indo para a carreira secular, Ruffin também resolveu seguir direção. David também foi o baterista e cantor do grupo de doo-wop dos Mestres de voz em 1958.

Fortemente inspirado pelo pop / r & b music da época, Ruffin gravou seu primeiro disco lançado músicas como "You and I" (1958) e "Believe Me" (1958), "Você e eu" uma balada melódica.

David assinou com a gravadora Anna em Detroit como artista solo em 1960.

Em janeiro de 1964, David auxilia Eldridge Bryant como vocalista-tenor na The Temptations.

O acordo inicial era que ele iria apoiar Eddie Kendricks como vocalista de fundo, porém, ele logo conquistou participação especial no lançamento seguinte e depois e nos demais.

De 1965 em diante Davi se tornou o vocalista em várias das faixas de sucessos como "My Girl", "Wish It Would Rain", "I'm Losing You" e "Ain't Too Proud To Beg".

David estava cada vez mais reconhecido como o vocalista do grupo.

Motown, porém, sentiu que alguns dos seus comportamentos deixou um pouco a desejar e ele perdeu o status de vocalista por volta de 1968.

Foi este acontecimento que levou David embarcar em sua carreira solo, com "My Whole World Ended", tornando-se um êxito Top 10 em 1969.

Estas gravações foram realizadas sob as asas do produtor Harvey Fuqua e Johnny Bristol.

David também gravou com seu irmão, Jimmy, na época.

Ao longo dos anos setenta, o seu trabalho com Van McKoy se tornou altamente popular, especialmente com o seu álbum de renascimento pessoal "Who I Am", que continha o hit pop "Walk Away From Love", um enorme sucesso de ambos os lados do Atlântico.

Em 1976, ele lançou "Everything's Coming Up Love", um álbum que se tornou altamente considerado entre os fãs alma no Reino Unido

Em 1979, ele deixou Motown para a Warner Brothers Records.

Ele gravou "So Soon We Change", em 1979, que contou com" Let Your Love Rain Down On Me "e" Morning Sun Looks Azul', um álbum que era para ser realizada em alta nas décadas seguintes.

'Gentleman Ruffin, seguida, em 1980.

No início dos anos 80, David foi preso por sonegação de impostos, no entanto o Temptations o trouxe de volta em contato com Eddie Kendricks, em 1882.

Eles foram apresentar em um concerto de prestígio no Apollo de Nova Iorque, Temptations long-time fans, Hall & Oates, um álbum ao vivo, e Ruffin e Kendricks também se juntou ao duo rock no concerto Live Aid na Filadélfia, lançado em 1985.

Posteriormente gravou um bem recebido álbum de duetos para a RCA, que revive as lembranças de suas colaborações vocais com o Temptations duas décadas anteriores.

A dupla também lançou um álbum em 1987, simplesmente intitulado "Ruffin e Kendricks", que continha as músicas, "Eu não podia acreditar" e "Don't Know Why You're Dreamin', produzido por Ronnie McNeir.

David gravou com rótulo Ian Levine Motor City, em 1990, incluindo um stint 'Hurt The One You Love "e excursionou com Eddie Kendricks e Edwards Dennis como" Tribute To The Temptation's em um pacote turístico, em 1991.

Poucas semanas após a última performance David Ruffin morreu em circunstâncias trágicas na sequência de uma overdose de cocaína e crack.