×

Biografia de Don Omar

O porto-riquenho William Omar Landrón, cujo nome artístico é Don Omar, nasceu na cidade de Carolina no dia 10 de Fevereiro de 1978. Cantor e compositor, ele é considerado o Rei do Reggaeton, um ritmo que surgiu na década de 90, em Porto Rico. Este estilo é basicamente uma mistura entre o reggae jamaicano, o Hip Hop norte-americano e os ritmos latinos Salsa e Bachata.

O gosto do cantor pela música apareceu por volta dos 12 anos, quando ele começou a compor suas primeiras canções. Landrón foi pastor da igreja que frequentava por volta de quatro anos, e foi onde a música realmente ganhou uma parcela importante de sua vida.

Nesta época, Landrón participava de alguns grupos religiosos e cantava músicas com a mesma temática. Até que, durante uma apresentação, o porto-riquenho foi descoberto por Hector, integrante da dupla Hector & Tito. A partir deste momento, Landrón passa a atender por Don Omar e inicia a carreira musical como compositor para outros artistas.

O álbum de estréia de Don Omar foi lançado em 2003 e chamado “The Last Don”. Este álbum garantiu ao artista dois prêmios no Billboard Latin Music Awards 2003: um na categoria de Álbum Pop Latino do Ano e outro como Artista Revelação. Don Omar grava o primeiro trabalho ao vivo, “The Last Don: Live”, que é lançado um ano depois de sua estréia fonográfica.

Os dois álbuns juntos venderam mais de um milhão de cópias no mundo todo e receberam certificação de Disco de Platina. Além disso, o álbum ao vivo foi nomeado para o Grammy Latino de 2005 na categoria Melhor Álbum de Música Urbana. As músicas de trabalho dos dois discos foram “Dale Don Dale”, com a participação de Glory, “Dile (Outra Noche)”, “Intocable”, “Pobre Diabla” e “Aunque Te Fuiste”.

No ano de 2006, o cantor lança seu segundo disco de estúdio: “King of Kings”. Este álbum trouxe letras mais reflexivas e uma sonoridade mais profunda, além de conter músicas mais agitadas. No final do mesmo ano, foi lançada uma versão deluxe deste disco chamada “King of Kings: Armageddon Edition”. Os singles dos dois álbuns foram “Angelito”, “Conteo”, “Salió El Sol/Belly Danza” e “No Sé de Ella ‘MySpace’”.

O ano de 2006 também foi marcado pela participação de Don Omar na trilha sonora do filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio com as músicas “Los Bandoleros” e “Conteo”, o que permitiu maior repercussão do seu trabalho pelo mundo.

O terceiro disco de estúdio de Don Omar chega três anos depois sob o título de “iDon”. O nome do álbum faz uma referência à palavra ‘icon’, numa tentativa de remeter ao significado de ícone da música. As músicas deste trabalho levam um toque de Electro-Dance e os primeiros singles foram “Virtual Diva” e “Sexy Robotica”.