×

Biografia de Elias Muniz

Emplacar apenas um hit no concorrido mercado musical brasileiro já é um feito notável. Conseguir repetir esse êxito dezenas de vezes, no entanto, é para poucos. Elias Muniz é um desses compositores privilegiados com o raro dom de emplacar muitos sucessos nos mais variados segmentos musicais.

Em cerca de 20 anos de carreira, teve mais de 1200 músicas gravadas, das quais dezenas se tornaram sucessos indiscutíveis. Exemplos não faltam. “Dormi na Praça” (Bruno E Marrone), “Você Vai Ver” (Zezé Di Camargo E Luciano), “Adoro Amar Você” (Daniel), “É Tarde Demais” (Raça Negra), “Ela é Demais” (Rick E Renner), “Viola Está Chorando” (João Mineiro E Marciano), entre muitas outras integram a interminável lista de hits de Elias Muniz.

Elias Muniz é capixaba de Barra de São Francisco, mas vive em São Paulo desde os anos 80, quando deu início à sua carreira como cantor. Como cantor, lançou três discos, entre 88 e 93. Esses projetos renderam a Elias sucesso moderado no circuito da música sertaneja. Porém, ao participar do Festival Rímula de Música Regional, em 1989, com a música “Viola Está Chorando”, Elias começou a despertar o interesse de outros artistas por seu talento como compositor. Desde então, teve mais de 1,2 mil músicas gravadas pelos principais ícones do sertanejo e também por artistas de MPB, pop e samba.

Como cantor, Elias gravou ainda um disco pelo selo São Francisco no ano de 96 (álbum que contem o hit “Ela é Demais”, e que foi lançado posteriormente em Portugal pela Vidisco). Em 98, essa mesma gravadora europeia lançou exclusivamente em terras lusitanas um novo projeto do cantor, cujo repertório conta com “Que Era Eu”, canção que no ano seguinte chegou às paradas de sucesso do Brasil na voz de Daniel.

Da nova geração, nomes como João Bosco E Vinícius (“Faz de Conta”) e Jorge E Mateus (“Amor Não é Jogo de Azar”) também incluíram músicas do compositor em seus trabalhos. Isso sem contar Paula Fernandes, que, antes mesmo de alcançar a fama, gravou uma música exclusiva do compositor. “Em 1995 fiz especialmente para ela, ainda uma adolescente, a música ‘Voarei’, que integra o álbum de mesmo nome”, recorda Elias.

Outros artistas que também gravaram músicas de Elias Muniz:

João Nogueira, Joanna, Lecy Brandão, Elymar Santos, Sandy e Jr, Jair Rodrigues, Sergio Reis, José Augusto, Antônio Marcos, Roberta Miranda, Reginaldo Rossi, Lucas e Matheus, KLB, Dominguinhos, Gaúcho da Fronteira, Fabio Jr, Fernando Mendes, Odair José, Jerry Adriani, Nilton Cesar, Hugo Pena e Gabriel, Nelson Ned, Banda Carrapicho, Pinduca, Léo Magalhães, Jayne, As Galvão, As Mineirinhas, As Marcianas, Ataíde e Alexandre, Cajú e Castanha, Cesar e Paulinho, Matogrosso e Mathias, Felipe e Falcão, Tânia Alves, Milionário E José Rico, Hugo e Thiago, Banda Magníficos e muitos outros.