×

Biografia de Fedorent Aldents

Fedorent Aldents é uma banda paulistana, formada em março de 2007, que mistura influências de rockabilly, rock britânico, e psicodélico, além de música afegã, pagode, funk carioca, punk e outros estilos. Só teve sua formação definida em junho do mesmo ano, com Alexandre Vastella e Fernando Gardinali como compositores, instrumentistas, cantores e produtores.

Em março de 2007, o compositor e violonista, Alexandre Vastella lançou um single solo, influenciado pelos Beatles, e pela música baiana de Aldo Moura, sob o pseudônimo de Fedorent Aldents, em referência ao próprio Aldo Moura e a todos os baianos que ele convivia. Logo, o primeiro single "Todo Mundo Quer Dar Pra Mim/Ela Dá Pra Você", que compreendia um cover de "Everybody's Trying To Be My Baby" de Carl Perkins, e "She Loves You" dos Beatles, fez moderado sucesso, e Alexandre Vastella tornou-se famoso entre os brasileiros, abrangendo popularidade inclusive cidades do interior, como Mamborê - PR, Lagoa Vermelha - RS, Juiz de Fora - MG, e outras localidades em que o single estourou nas paradas.


A boa crítica que o single recebeu, o sucesso repentino e a necessidade de despejar a criatividade transbortante da banda recém-formada, fez com que houvessem fortes especulações para a produção de um álbum, cuja idéia ficou arquivada, sem a intervenção musical, até a entrada de Fernando Gardinali para a formação oficial da banda. "Desde o lançamento do primeiro single, eu sempre quis lançar um álbum", disse Vastella, "Achei melhor que Gardinali entrasse na banda para a coisa andar", explica.
E assim, Fernando Gardinali e Alexandre Vastella, em junho de 2007, gravam o primeiro álbum "Fedorent Aldents", apenas com composições próprias, nos estúdios Vastella I, e o lançam com selo próprio, da Fuqui Records.

A entrada de Gardinali na banda possibilitou uma melhora significativa nas técnicas musicais e na qualidade das composições do grupo, elevando a banda a um status jamais imaginado, chegando a ser considerada uma das melhores bandas nacionais desde os anos 60. "As gravações do álbum foram bem agradáveis, as composições fluiam facilmente e a criatividade alcançada por nós era inimaginável", disse Alexandre, "Graças a instrumentação sofisticada de Gardinali que pudemos ter algum reconhecimento na mídia e uma ampliação do leque musical", acrescentou.

Nessas condições, o disco homônimo, embalado pelos hits “Chat Theme”, “O Caiçara”, “Cariocah” e “Fuqui Melody Opera”, rapidamente atingiu as paradas das rádios brasileiras e fez um sucesso exorbitante, vendendo milhares de cópias apenas na primeira semana de vendagem. Os Fedorent Aldents finalmente foram reconhecidos como banda, e ganharam uma enorme legião de fãs, destacando Volta Redonda – RJ, onde a música “Cariocah” foi tema de baile funk durante vários meses, adquirindo grande popularidade na região, e Santos – SP, onde “O Caiçara” foi amplamente aclamado devido a identificação cultural com a canção.

O disco ainda contou com a participação de vários compositores: Luiz "Guty" Gutierrez e Plaft Pittella ajudaram em várias letras, como o sucesso “Black Priscileydy Shoes”, e “Queen Yayo”. O cantor baiano Aldo Moura, que na época estava fazendo sucesso no nordeste, e serviu de inspiração para os Fedorent, resolveu colaborar na composição de letras do disco. “Oxente!!!”, disse, animado com a oportunidade.

Nas últimas semanas surgiram especulações sobre a entrada de um novo integrante, Luiz Guty, que já havia colaborado com seu talento em "Black Priscilleydy Shoes". Sua entrada depende da fofresquice de seus pais, que não têm certeza se o seu talento deve ser dividido com a banda.