Biografia de Fernando Salem

Fernando Salem nasceu em São Paulo no dia 13 de setembro de 1960. Formou-se em Música Popular, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 1980.

De 1981 a 1983 fez em turnês pela Europa com o grupo Xoro Roxo ao lado dos músicos Joel Timoner, Skowa, Swami Jr. e Adriano Busko. De volta ao Brasil, juntou-se a Paulo Miklos (Titãs) fazendo shows pelo país.

Em 1986, lançou o álbum Clínica, pela gravadora WEA, com composições suas e teve a canção Trauma incluída na trilha sonora da novela Sassaricando da TV Globo, dirigida por Silvio de Abreu. Nesse ano também criou as trilhas sonoras para os filmes de Cao Hamburger, Frankstein Punk e Caçada ao Pantanal.

Em 1987, seguiu em turnê pelo Brasil com a banda Clínica e no ano seguinte fez o roteiros e a trilha sonora para o filmes A Garota das Telas de Cao Hamburger. O trabalho lhe rendeu os Kikitos de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro de Curta-Metragem no Festival de Brasília.

Em 1990, fundou a banda Vexame com Marisa Orth e, ao lado do músico André Abujamra produziu disco Vexame pela Sony Music.

De 1992 a 1994 atuou como Diretor Musical do programa Fanzine, na TV Cultura, com apresentação de Marcelo Rubens Paiva; e compôs as trilhas de abertura dos programas Tom Jobim, Nascente; Tropicália a 2, Cartão Verde; entre outras. Nesse período compôs 13 canções do CD e do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

Em 1993, trabalhou como diretor dos shows Roupa de Artista, com Cauby Peixoto; e Falsos e Brilhantes, com Erasmo Carlos, João Penca e Sidney Magal, no SESC Pompéia. No jornal a Folha de São Paulo escreveu a coluna Tecla Sap, sobre música na TV.

Entre 1996 e 2000, compôs e participou dos CDs infantis dos programas CRUJ-Disney Club, Vila Esperança e Debby. E criou as canções do álbum Criança é Vida, para a Fundação Abrinq. Teve suas canções gravadas por Ed Motta, André Abujamra, Rosa Maria, Roger Moreira, Paulo Miklos, Moska, Pena Branca & Xavantinho, Jerry Adriani, Toquinho e Jair de Oliveira, entre outros. Fez diversos roteiros para cinema e televisão.

Em 2000, lançou o CD Disco com produção de Luiz Macedo, capa de Gringo Cardia, fotos de Willy Biondani e parcerias com André Abujamra e Luiz Macedo. Nesse ano, fez uma longa turnê nacional com a banda Vexame no show Jardim das Delícias, dirigido por Gringo Cardia.

Entre 2001 e 2010, fez roteiros e trilhas para diversos programas como Peixonauta, Circo do Edgard, Vila Sésamo, Lugar Incomum, De Onde Vem?, Escola pra Cachorro, Cocoricó para diversos canais como TV Cultura, TV Globo, Multishow, TV Record e Canal Futura. Foi o roteirista e autor da trilha sonora da peça teatral Como Chegamos Até Aqui?, com Marcelo Tas.

Em 2010 fundou o selo Vidal Records. Através dele, lançou seu segundo álbum solo Rugas Na Pele Do Samba com as participações de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos. Também lançou nesse ano, o CD Cocoricó Na Cidade com composições suas para a série infantil da TV Cultura.

O CD Rugas Na Pele Do Samba foi oficialmente lançado em agosto de 2010 no Auditório Ibirapuera com banda integrada por Emerson Leal, James Mueller, Patrícia Ribeiro e Marcos Bowie.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.