×

Biografia de Féy

Fey, cujo nome de batismo é María Fernanda Blazquéz Gil, nasceu na Cidade do México em 21 de julho de 1976. É uma cantora mexicana de música dance, pop e eletrônica, que se tornou famosa em toda a América Latina em meados dos anos 90.

Desde o lançamento de seu primeiro álbum Fey (1995), pelo selo Sony Music (atual Sony-BMG), selo que permanece até 2003. Desse álbum várias músicas se tornaram hits número 1 em listas das mais executadas como “Media Naranja”, “Me Enamoro de Tí”, “Gatos En El Balcón” y “Bombón”.

Depois do êxito alcançado de seu primeiro álbum, é lançado o segundo trabalho Tierna La Noche (1996), o seu primeiro single “Azúcar Amargo” ficou por quase 6 meses na lista da Billboard Hot Latin Tracks. Daí seguem os outros singles que tiveram grande êxito por toda América Latina como “Te Pertenezco”, “Muévelo” y “Tierna La Noche”. No Brasil, este álbum ganhou uma versão com músicas em português.

Dois anos depois, Fey lança o seu terceiro CD El Color De Los Sueños (1998), trabalho que tive mistura de ritmos latinos e estilos. O primeiro single “ Ni Tu Ni Nadie” obteve o posto de mais executada nas rádios latinas. Seguiu se outros hits como “Díselo Con Flores”, “Cielo Líquido” y “Canela”. Em 1999, a cantora anunciou a seu retiro devido à carga excessiva de trabalho.

Quase quatro anos depois, Fey volta e lança o seu quarto CD Vértigo (2002), onde o mesmo ganha uma versão inglesa lançado para o mercado anglo-saxônico. Desse álbum vieram os hits “Sé Lo Que Vendrá” y “The Other Side”, segundo a impressa mexicana este é o melhor trabalho da cantora por dois motivos: ela se afasta do estilo Dance pop que a consagrou, se aproximando mais da Música Eletrônica e que a maioria das músicas desse álbum foram compostas pela própria Fey.

Em 2004, Fey lança o seu quinto álbum chamado La Fuerza Del Destino (EMI Music), onde ela faz um tributo ao grupo espanhol Mecano, grupo de pop rock dos anos 80. O primeiro single “La Fuerza Del Destino” teve êxito perante o publico mexicano e depois seguem outros singles como “Barco a Venus” e “Me Cuesta Tanto Olvidarte”, este colocou a cantora nas listas de música mais executada no México e Estados Unidos.

Em agosto de 2006, é o lançado o sexto álbum de estúdio intitulado Faltan Lunas, um disco dançante, com covers de músicas de outros artistas adaptados ao espanhol. A primeira música de trabalho é “Y Aquí Estoy”, que foi êxito nas casas noturnas, apesar da pouca divulgação das redes de TV musicais como MTV e Much Music. No início de 2007, ela rompe contrato com a gravadora EMI Music.

Em abril de 2009, Fey lança o seu sétimo álbum chamado Dulce Tentación pelo selo independente Mantequilla Records, dele lançou o primeiro single "Lentamente". Em julho desse mesmo ano, ela rompe contrato com essa gravadora e os direitos autorais do disco passaram a ser da própria cantora. Depois ela lançou o segundo single “Provócame” junto com videoclip, porém a recepção dessa música foi muito fraca em emissoras de rádio e canais de vídeo.

Com 15 anos de carreira, Fey já vendeu mais de 15 milhões de cópias em toda América Latina e parte da Europa.